Universitec/Ufpa realiza acordo com a Sectet para a implantação de Incubadora de Empresas em Altamira

Atualizado em: 12/09/2018 às 08:46

A Universidade Federal do Pará(UFPA) em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica(UNIVERSITEC) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica(SECTET) irão implantar uma incubadora de empresas na cidade de Altamira.

A Ufpa é pioneira na Implantação de Incubadora de Empresas no Estado. Em 1995, criou o Programa de Incubação de Empresas(PIEBT) que fica localizado na agência e agora em parceria com o estado irá implantar a segunda incubadora de empresas da região, localizada na cidade de Altamira com foco na produção do Cacau, área de intenso desenvolvimento do estado.  A influência da inovação tecnológica para o desenvolvimento e a competitividade empresarial é, hoje, unanimemente reconhecida como necessária.

A inovação é a principal força motriz do crescimento econômico nos países industrializados e ao mesmo tempo, um importante fator de contribuição para a evolução social e cultural de regiões. Dessa forma, as incubadoras de empresas são extremamente importantes no contexto de infraestrutura de C&T&I(Ciência, Tecnologia e Inovação) e conhecidas como habitats de inovação.

Sobre o Projeto

O projeto consiste em apoiar a implantação de incubadoras de base tecnológica na cidade de Altamira(PA), por meio da criação de ambientes de inovação e espaços de aprendizagem. A incubadora visa desenvolver ações voltadas a criação, aceleração e consolidação de empreendimentos inovadores. Ela nasce, portanto, com a missão de valorizar as pesquisas aplicadas, a formação profissional e a construção de bens e serviços inovadores.

O estado do Pará necessita de políticas inovadoras que visem a integração e desenvolvimento da região. Dessa forma, a incubadora de empresas na cidade de Altamira nasce com a missão de criar centros de referência em tecnologia, onde produtores de diversas regiões do estado busquem soluções para os desafios tecnológicos do Pará.

Na foto: A assinatura do acordo com a presença do Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva em exercício da Reitoria, o Professor Rômulo Angelica pró-reitor da Propesp, Wander Oliveira técnico da Sectet, o  Diretor da Universitec Gonzalo Enriquez e a Secretaria Adjunta da Sectet, Amélia Rodrigues.