UFPA integra programa do Mercado Livre focado no fortalecimento de negócios de impacto do país

Publicado em: 27/08/2020 às 17:34

A fim de fortalecer a agenda de investimentos e negócios de impacto na América Latina, o Mercado Livre reuniu organizações do ecossistema, dentre elas a Universidade Federal do Pará, por meio da sua Agência de Inovação Tecnológica, para estruturar conteúdos de apoio aos empreendedores e às entidades que os desenvolvem. Com encontros, mentorias e conteúdos práticos on-line de julho a setembro, a segunda edição do Programa Empreender com Impacto foca em estratégias de acesso ao mercado e à comercialização a partir das experiências do Mercado Livre e de organizações empreendedoras como Giral, Éditodos e Semente Negócios.

Uma ação bastante positiva, aponta o coordenador de Empreendedorismo da Universitec, professor José Augusto Lacerda, convidado pela organização para integrar o programa. “Em meio a tantas crises, a pandemia tem evidenciado com vigor a importância de empreendimentos que harmonizem resultados financeiros e objetivos socioambientais, de modo que unir expertises e recursos é fundamental para acelerar a difusão dessa lógica e  melhorar os resultados dessas organizações”, complementa.

Ao longo do programa, a Universitec e organizações destacadas no campo, como Yunus & Youth, Imaflora, Instituto Socioambiental, Plataforma Parceiros pela Amazônia, Banko e Climate Ventures, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas, socializar aprendizados e propor soluções para desafios comuns aos negócios de impacto, trilhando uma jornada de construção compartilhada de um conteúdo que promete ser muito útil para os empreendedores sociais do país.

A coordenadora do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), Iara Neves, destaca que a Universidade Federal do Pará foi a única instituição de ensino superior presente na jornada. “O reconhecimento reflete a consistência dos projetos realizados pela Universidade nessa seara, bem como sua capacidade de articulação com o setor produtivo e com outros atores do ecossistema de impacto social”, afirma. “O que tende a aumentar ainda mais com o lançamento da UFPA de Impacto, plataforma desenvolvida no Ashoka Commons América Latina 2019/2020, programa de institucionalização da inovação social no ensino superior”, complementa Iara Neves.

Ao final, os negócios participantes terão sua estratégia comercial alavancada e passarão por um processo seletivo nacional. Os melhores colocados concorrerão ao Prêmio Empreender com Impacto junto a outros finalistas da América Latina. Os três vencedores receberão capital para impulsionar ainda mais a geração de impacto positivo dos seus negócios.

Conquistas

Inserida no ecossistema de impacto nacional, a Universitec acumula conquistas como o Prêmio ICE, em 2016; o Prêmio de Boas Práticas de Incubação e Aceleração de Impacto, em 2019; a criação do Prêmio Negócios Sustentáveis durante o Desafio Inove+, em 2017, e a evolução para categoria, em 2019; e a criação de três Times Enactus pelo Pará, sendo o Time Enactus UFPA o atual bicampeão de empreendedorismo social do Brasil.