UFPA participa do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inovação

Atualizado em: 22/09/2020 às 17:11

Entre agosto e setembro, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará participa do ciclo de oficinas temáticas para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inovação, promovido remotamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE).

Entre os dias 4 e 20 de agosto, o diretor da Universitec, professor Gonzalo Enríquez, participou da primeira etapa do ciclo de oficinas temáticas. A iniciativa tem como objetivo articular todas as atividades de inovação no país, dando seguimento aos trabalhos da Política Nacional de Inovação. Durante as oficinas da primeira etapa, foram traçadas iniciativas estratégicas e metas para os temas de fomento, cultura de inovação e visão empreendedora e bases de conhecimento tecnológico para inovação.

Entre os dias 1.º e 10 de setembro, o diretor da Universitec segue participando das etapas seguintes do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inovação. As oficinas da segunda etapa abordarão iniciativas estratégicas e metas para o tema de mercados para produtos e serviços inovadores. Já as oficinas da terceira etapa tratarão da qualificação profissional por meio da formação tecnológica. Ambas continuarão no formato remoto.

Sobre a Política Nacional de Inovação

A Política Nacional de Inovação consiste em um conjunto de ações, a serem definidas pelo governo, voltadas à potencialização da inovação no cenário brasileiro, tanto para a esfera pública (instituições) quanto para a esfera privada (empresas, indústrias e instituições privadas).

Entre os principais pontos contidos na Política Nacional de Inovação, destacamos, sobretudo, a integração entre diferentes instituições, como universidades, empresas e governo, com o objetivo de financiar e produzir ciência e tecnologia em prol da inovação.