Estudante internacional chega à UFPA para estágio na Universitec

Atualizado em: 22/04/2024 às 13:24

Como parte do acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade de Poitiers, na França, temos o prazer de receber o estudante Bernard Marimoutou em nossa comunidade acadêmica. Ele foi selecionado para realizar um estágio na Agência de Inovação Tecnológica – Universitec.

Bernard e a equipe da Agência de Inovação Tecnológica

Ele foi recebido pelo Diretor da Universitec, o Prof. Dr. Gonzalo Enríquez, que também é seu supervisor de estágio, no dia 8 de abril de 2024. Foram-lhe apresentados os escritórios da Universitec com seus assistentes e coordenadores que o acolheram e o integraram na mais calorosa gentileza e simpatia, fazendo com que se sentisse a vontade de compartilhar suas grandes motivações de trabalhar conosco.

Originário da Guiana Francesa, nasceu na cidade de Kourou, onde se opera lançamentos de foguetes no Centro Espacial Guianense do Centro Nacional de Estudos Espaciais. Ele foi formado em Gestão e Administração no ensino técnico profissional na Guiana Francesa, onde ao mesmo tempo serviu na reserva operacional da Legião Estrangeira Francesa por 2 anos e meio. Adquiriu assim uma experiência rica em conhecimentos da biodiversidade Amazônica e de sua preservação com missões de apoio e combate aos garimpos ilegais na fronteira entre Brasil e França nos arredores de São Jorge do Oiapoque, no extremo Norte do estado do Amapá. Em seguida, ingressou no ensino superior para se formar como “Assistente de Gestão em Pequenas e Medias Empresas”, mas ficou somente um ano para se alistar no corpo ativo do exército francês. Durante 6 anos e meio serviu no Regimento de Infantaria de Tanques da Marinha na cidade de Poitiers, onde operou em missões exteriores na África como piloto de veículos blindados leves na Costa do Marfim, no Burkina Faso e no Niger em operações de apoio e luta contra grupos terroristas no Sahel.

No intuito de mudar de especialização, decidiu se orientar para a área de relações internacionais e se focar nos estudos de línguas estrangeiras. Passou as provas de linguística militar da OTAN em português e espanhol, e se apresentou como candidato livre nas provas do Diploma Universitário de Português Línguas Estrangeiras de nível C2, emitido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no Instituto de Camões de Toulouse na França. Com isso se apresentou na Faculdade de letras e línguas da Universidade de Poitiers para cursar diretamente no segundo ano de bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas em espanhol-português, na área de Negócios e Comércio internacional depois de entrar na reserva a fim de continuar seus estudos acadêmicos.

Hoje, o Bernard está realizando seu estágio universitário no seu terceiro e último ano na UFPA-Universitec, para pôr em prática seus ensinamentos teóricos, adquiridos na Universidade de Poitiers, a fim de concluir seu bacharelado.

Bernard conosco na PROINTER-UFPA, com a Diretora de Acordos Internacionais

No dia 9 de abril, foi recebido na PROINTER pela Prof. Dra. Maria Amélia Enríquez, Diretora de Acordos Internacionais, que lhe apresentou todos os planos e a organização da UFPA para entender o seu funcionamento acadêmico e sua contribuição para pesquisas e inovações como sendo uma das principais instituição de ensino superior do Brasil.

Durante seus 2 meses na Universitec, Bernard se concentrará em: Apresentar ao mundo a semente do Cumaru com a empresa “JUCAREPA”, incubada na UNIVERSITEC-UFPA, para desenvolver sua comercialização internacional. Elaborando um plano de negócios para desenvolver a comercialização da semente de “Cumaru”, uma fruta seca exótica explorada por seus benefícios nutricionais e realizando estudos de mercado através de um inquérito e de sondagens na França e no Brasil para conhecer as preferências dos consumidores, as tendências atuais, a dimensão do mercado potencial e a aceitação de novos produtos ou serviços.

A PROINTER e a Universitec estão entusiasmadas em trabalhar com o Bernard que disse estar: “Muito honrado e grato pela oportunidade de fazer parte deste belo projeto” e que juntos acreditamos que sua perspectiva internacional trará uma contribuição valiosa para nossos esforços contínuos de inovação.

Damos as boas-vindas a Bernard e estamos ansiosos para ver o impacto positivo que ele trará a nossa comunidade durante seu tempo conosco.