Missão Abipti pelo Brasil chega a Belém e é recebida pela Universitec

Atualizado em: 05/11/2020 às 17:15

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação iniciou ao final de outubro o programa Missão Abipti pelo Brasil, com o objetivo de se aproximar ainda mais dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do país, mantendo um olhar próximo à produção tecnológica de cada região, entendo o seus desafios e oportunidades. O presidente da Associação, Paulo Rogério Foina, acompanhado da diretora executiva Flaudemira Araújo Paula, deram início à ação em Manaus e chegaram a Belém na tarde do dia 21 de outubro.

No primeiro dia, a equipe visitou a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) e se reuniu com seu diretor, professor Gonzalo Enríquez. Em seguida, foi a vez de conhecer a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com uma rodada de conversa com seu titular e também presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), professor Carlos Maneschy. Ainda no dia 22, a comitiva da Abipti e o diretor da Universitec reuniram-se com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Zagury Tourinho, que se associou à Abipti.

Ele falou sobre as expectativas que a UFPA tem ao se tornar associada à Abipti. “As maiores dificuldades que todas as Universidades públicas enfrentam hoje são relacionadas aos seus orçamento, que são insuficientes para a condução de seus projetos e também imprevisíveis, sofrendo grandes alterações a cada ano, o que dificulta um planejamento de médio e longo prazo. A Abipti pode contribuir muito com a solução desse problema, pois possui uma articulação muito forte com o Congresso e diferentes instâncias governamentais e pode trabalhar em prol de um financiamento mais compatível com as capacidades das nossas instituições”, disse Tourinho.

No dia 23, a comitiva da Abipti visitou as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), onde foi recebida pelo seu diretor presidente, Rodrigo Quites Reis, e pelo diretor administrativo e financeiro, Arnaldo José de Miranda.

Para a diretora executiva da Associação, a iniciativa vai de encontro ao propósito da Abipti como associação. “A Missão da Abipti pelo Brasil vem ao encontro da missão da própria Abipti, que é representar e promover a participação das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, defendendo seus interesses e aprimorando propostas de políticas públicas para o sistema nacional de ciência e tecnologia, beneficiando os seus associados, sejam eles ICTs, universidades ou empresas de base tecnológica”, explica Flaudemira Araújo Paula.

O presidente da Abipti, Paulo Rogério Foina, disse se impressionar com a pujança e a riqueza da Região Norte. “Temos aqui competências de classe internacional, principalmente em tecnologia aplicada na área de bioeconomia. A qualidade, a diversidade e a alta qualidade dos projetos conduzidos aqui precisa ter maior destaque em todo o país e a Abipti quer contribuir de forma expressiva com isso”, concluiu.

Com informações publicadas originalmente no Portal Abipti.