POSIÇÕES DA UFPA NOS RANKING MUNDIAIS E NACIONAIS

Atualizado em: 29/06/2023 às 13:20
Tempo de leitura: 1 minuto

A Universidade Federal do Pará (UFPA) tem desempenhado um papel de destaque no cenário acadêmico brasileiro e internacional. Visto que, no âmbito da pesquisa, a UFPA tem sido reconhecida por sua atuação em temas relevantes para a Amazônia, como biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, estudos amazônicos e saúde indígena. A universidade possui um corpo docente qualificado e dedicado, além de uma infraestrutura que favorece a produção científica e tecnológica.

Em relação ao ensino, a UFPA oferece cursos de graduação e pós-graduação de qualidade, buscando formar profissionais competentes e preparados para os desafios do mercado de trabalho. A universidade também promove a internacionalização, por meio de parcerias com instituições estrangeiras, intercâmbios acadêmicos e programas de mobilidade estudantil.

Quanto aos rankings de universidades mundiais, é importante ressaltar que eles levam em consideração diversos critérios, como produção científica, impacto da pesquisa, reputação acadêmica, internacionalização, infraestrutura, entre outros. As classificações variam de acordo com a metodologia adotada por cada ranking, e é preciso considerar que existem várias listas com diferentes enfoques.

Com isso veja a posição da UFPA em relação ao ranking mundial de universidades (Center for World University Rankings 2023) :

Todos os direitos reservados. ©Universitec

Em comparação temos o ranking universitário da Folha (RUF 2019):

Todos os direitos reservados. ©Universitec

Em conclusão, podemos perceber que a UFPA está ganhando destaque tanto no âmbito internacional como o nacional devido suas posições relativamente boas nos rankings.