Abertas as inscrições para o ingresso de novos empreendimentos na Incubadora do Xingu

Atualizado em: 23/05/2020 às 15:45

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Incubadora de Empreendimentos do Xingu, iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) por intermédio de sua Agência de Inovação Tecnológica (Universitec). Esta é a segunda seleção da Incubadora, que está oferecendo vagas para a modalidade de empresas residentes. As inscrições devem ser realizadas na plataforma Macropus e terão fluxo contínuo, desde que observada a capacidade das instalações, conforme tabela a seguir.

O objetivo do programa de incubação consiste no apoio gerencial e tecnológico para a criação e/ou desenvolvimento de empreendimentos inovadores com enfoque não-exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Agronegócio, Produtos Naturais, Alimentos, Fruticultura, Cacau, Chocolate, Mel, Mandioca, Leite, Óleos, Sementes, Cosméticos, Fitoterápicos, Pesca Artesanal e Turismo.

Apesar da pandemia da Covid-19, sendo o Pará um dos estados brasileiros com mais números de casos confirmados da doença, a Incubadora do Xingu segue atuando remotamente no sentido de construir um ecossistema de Empreendedorismo e de Inovação sustentáveis na região. O resultado da primeira seleção de empreendimentos para compor a Incubadora do Xingu, por exemplo, foi divulgado em março deste ano e contou com três proponentes aprovados e classificados. Confira o resultado aqui.

“A Incubadora do Xingu, além proporcionar apoio gerencial e tecnológico, ferramenta importante para a prospecção de negócios, irá contribuir para o desenvolvimento do Empreendedorismo, a partir da dinamização do ambiente de inovação na região”, comenta a coordenadora da Incubadora, professora Silvia Maia.

Pioneirismo

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), atua desde 1995 na vanguarda regional, já tendo apoiado mais de 50 empresas em Belém. No intuito de fomentar o ecossistema de Empreendedorismo e de Inovação no Xingu, a UFPA coordena o projeto de implantação da primeira incubadora da região.

A iniciativa conta com o apoio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), por meio do projeto de n.º 279/2017 – Ambiente de Inovação no Xingu, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (FUNCACAU).

Instalada no campus da Universidade em Altamira, a Incubadora visa desenvolver ações voltadas à criação, aceleração e consolidação de empreendimentos voltados à produção de bens e serviços inovadores, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento e de atração de investimentos para a região do Xingu.

Para o coordenador do projeto, professor José Augusto Lacerda, a iniciativa evidencia o compromisso da Universitec em fomentar o Empreendedorismo e a Inovação em outros campi da UFPA. “Além disso, exercitamos também a capacidade de articulação institucional da própria Universidade que, por meio dessa aliança interorganizacional, pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Xingu, seja verticalizando cadeias tradicionais, agregando valor em produtos e serviços existentes ou até mesmo criando novos mercados”, completa.

Acesse o edital e os anexos para empreendimentos residentes aqui.