Universitec promove palestra sobre Propriedade Intelectual

Publicado em: 14/09/2015 às 15:14

Quanto vale uma boa ideia? Invenções, projetos e a propriedade intelectual devem ser preservados. A Justiça respalda desde a cultura de povos tradicionais, às modernas criações de jovens empreendedores. A proteção do conhecimento é tema de palestra que será promovida na próxima segunda-feira (14), na UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. As inscrições são gratuitas, aberta a estudantes e a qualquer pessoa interessada no assunto.

A palestra será ministrada pela advogada e assessora de Propriedade Intelectual da Universitec – Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Magáli Coelho. A palestra faz parte do programa de formação empreendedora do Desafio Inove+ e visa orientar os competidores quanto à proteção das ideias resultantes desse processo criativo, por meio dos mecanismos da propriedade intelectual (Patente, Marca, Software, Design). Clique aqui para se inscrever na palestra.

A Propriedade Intelectual abrange os direitos relativos às invenções em todos os campos da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, de comércio e de serviço, aos nomes e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal, às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes, às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, bem como os demais direitos relativos à atividade intelectual no campo industrial, científico, literário e artístico.

O Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio de 1994, conhecido como Acordo TRIPs, engloba nessa expressão o Direito de Autor e Direitos Conexos, as Marcas, as Indicações Geográficas, os Desenhos Industriais, as Patentes, as Topografias de Circuitos Integrados e a proteção da Informação Confidencial.
“A Propriedade Intelectual  objetiva proteger juridicamente a produção intelectual, com vistas à sua utilização econômica, assegurando aos autores/inventores e aos departamentos onde estão lotados, uma participação nos royalties obtidos com a comercialização. Para tal, temos parcerias com entidades responsáveis pelo registro, nas diversas áreas da propriedade intelectual: Direitos Autorais, Propriedade Industrial (Patentes e Desenho Industrial, Indicações Geográficas) Registro de Software, Obras de Arte, Projetos Arquitetônicos e Registro de Cultivares”, destaca Magáli.

Os Formuladores e Colaboradores  do Inove+ poderão contar ainda com a orientação da Coordenadoria de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC no que se refere aos direitos das partes em relação ao produto resultante do desenvolvimento da ideia pela equipe durante o Inove+.

Serviço
Palestra ‘A Importância da propriedade intelectual – Proteja a sua Ideia’, na segunda-feira, 14, de 16h às 17h, no Auditório do CAPACIT / UFPA (Campus Universitário do Guamá, Setor Básico – Próximo ao Ginásio de Esportes – Acesso pelo portão 2 – Av. Perimetral). Inscrições gratuitas aqui. Informações pelos fones 3201-8022 e 3201-8137. Inscrições aqui.