Observatório de CT&I do Pará e o Portal Paraense de Inovação são lançados nesta quinta, 11

Publicado em: 10/12/2014 às 13:21

Na ocasião, serão apresentadas as potencialidades do Observatório de CT&I do Pará, iniciativa pioneira, composta pelo Mapa de CT&I do Pará – que disponibiliza publicamente as informações cadastradas pelos laboratórios sediados no Estado – e pelo Sistema de Indicadores de CT&I do Pará, cujo objetivo é compilar, organizar e manter uma aprimorada base de dados ligados aos ambientes de inovação e à produção científico-tecnológica regionais.

Com palavras-chave específicas, como o nome de um determinado laboratório, de uma área do conhecimento, de uma instituição, de uma região ou a denominação de um serviço especializado, o usuário poderá obter informações confiáveis sobre as respectivas pesquisas desenvolvidas, os detalhes sobre os equipamentos existentes, as informações sobre as redes de pesquisa dos projetos vinculados, os serviços oferecidos e/ou potenciais, os currículos de pesquisadores, entre outras informações.

Parcerias – O processo de criação do Observatório iniciou-se em 2011, com a parceria entre a Secti, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará  (Idesp). Para desenvolver as ferramentas de software, foi estabelecida uma cooperação técnico-científica com a UFPA. A atualização dos conteúdos e a coordenação do Sistema estão a cargo da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secti. Um convênio assinado em 2014 formalizou o ingresso do Sebrae no projeto.

Para o titular da Secti, Claudio Ribeiro, o Observatório de CT&I configura-se como uma importante ferramenta de gestão, ao ser incorporado ao processo de tomadas de decisão e de formulação de políticas públicas focadas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Se queremos atrair empresas que agreguem valor aos nossos recursos naturais, precisamos fornecer aos investidores e interessados em empreender no Pará dados confiáveis, atualizados sobre nossos laboratórios e tudo o que eles podem oferecer”, resume o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ambiente virtual para inovar – Já o Portal de Inovação reúne em um único ambiente virtual, um amplo banco de dados relacionados às ofertas e demandas na área de Inovação no Pará, o que potencializa a conexão de agentes estratégicos dispersos geograficamente, mas com interesses comuns, capazes de gerar parcerias inovadoras e contribuir para o aumento da competitividade do Estado.

O projeto foi idealizado em 2011 para ser a principal ferramenta tecnológica viabilizadora do Sistema Paraense de Inovação (SPI) – um modelo de governança do Governo do Estado para estimular o surgimento de ações capazes de resultar em inovação. O Portal é gerido pela Diretoria de Inovação Tecnológica da Secti (DIT). Em 2014, a iniciativa passou a contar com o apoio do Sebrae.

“Com o Portal, empresários e empreendedores paraenses terão oportunidade, entre outras coisas, de oferecer seus produtos e serviços e ampliar a participação no mercado ao cadastrar seus perfis na plataforma e fazerem parte de um banco de dados sobre ofertas e demandas na área de Inovação no Pará. Por isso, acreditamos, sim, que essa ferramenta tem muito a contribuir positivamente para os pequenos negócios de nosso Estado.”, acredita o superintende do Sebrae, Vilson Schuber.

Serviço:
Lançamento do Observatório de CT&I do Pará e do Portal Paraense de Inovação
Data: 11 de dezembro de 2014
Horário: 19H
Local : Auditório Albano Franco – FIEPA. Tv. Quintino Bocaiuva, 1588, Nazaré.
Informações: 4009-2514