Universitec recebe empresários austríacos e discute parceria

Publicado em: 02/02/2015 às 17:26

Sealife Pharma é uma empresa de desenvolvimento de medicamentos inovadores focados em fornecer o que há de novo na primeira classe de antibióticos derivados da diversidade química de fungos marinhos (também conhecido como micróbios ou bugs do mar).

Entre os presentes estiveram o Dr. Walter Welz, professor na Universidade de WELS/Áustria, representando o grupo austríaco Sealife Pharma; Bernhard Welz, jornalista da Sealife e Hans Biener, representante do grupo e articulador no Brasil. A empresa por eles representada desenvolve medicamentos inovadores focados na produção de antibióticos a partir de insumos da biodiversidade marítima.

Parceria

​Nas diversas reuniões realizadas, foram apresentados os avanços na área da cadeia produtiva de ​biocosméticos.Na última quinta (29), os empresários estiveram em reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, (Sedeme) onde foram recebidos pela secretária adjunta Maria Amélia Enríquez. No encontro, foram discutidas ideias para parcerias – intercâmbio de conhecimentos – treinamentos, missões internacionais, workshop, abertura de oportunidades com foco nas comunidades e está sendo estudada a realização da assinatura de um termo de cooperação que envolverá a UFPA, governo do Estado e Universidade da Áustria.

​Foram propostas ações de continuidade das iniciativas da Universitec que envolveriam também a Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, onde a delegação da Áustria esteve participando de um almoço com a diretoria da entidade de classe e juntamente com Presidente e membros da diretoria da Indústria.

O objetivo da reunião foi mostrar o trabalho já desenvolvido pela Sedeme desde 2014 para a consolidação dos Arranjos Produtivos Locais de Biocosméticos no Pará. Atualmente, a secretaria está focada na formação do Plano de Desenvolvimento junto aos empreendedores. O diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Gonzalo Enríquez, acompanhou a reunião, conduzida pela secretária adjunta da Sedeme, Maria Amélia, representando o secretário Adnan Demachki, e pelo representante do Banco do Produtor, Sérgio Menezes.

Maria Amélia destacou o “Selo Amazônico”, que garante a certificação voluntária de produtos manufaturados com matéria prima oriunda da biodiversidade da região paraense. Criado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Selo busca garantir o monitoramento quanto à qualidade, segurança, requisitos ambientais, econômicos, sociais e procedência da matéria-prima. A ideia é valorizar os produtos da Amazônia com a intenção de atrair mais investimentos para o Estado e aumentar a competitividade no mercado.

Ainda segundo Maria Amélia, a consolidação do APL e as pesquisas desenvolvidas em parceria da UFPA vão contribuir para o aprimoramento de políticas que alavanquem toda a cadeia dos produtos biocosméticos no Pará. Na ocasião também foi exposto o case de sucesso do empreendedor Luiz Morais, diretor presidente da Amazon Oil, que há 32 anos atua no ramo de extração de óleos e é um grande exportador do setor. Já está programada uma visita dos representantes do grupo austríaco e da UFPA à fábrica da Natura instalado no município de Benevides.