Vagas disponíveis para novos empreendimentos na Incubadora da Universitec

Postado em 29 de julho de 2019

Há vagas disponíveis para novos empreendimentos no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará, programa que integra a sua Agência de Inovação Tecnológica (Universitec). Esta é a segunda seleção de 2019, que está oferecendo três vagas para a modalidade de empresas residentes. Os interessados têm a partir do dia 21 de agosto para realizar a inscrição.

O objetivo do programa de incubação consiste no apoio gerencial e tecnológico para a criação e/ou desenvolvimento de empresas, que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não-exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Tecnologia Mineral, Design, Energia e outras atividades da indústria de transformação.

Segundo a coordenadora do PIEBT, Iara Neves, a importância que a Incubadora de Empresas da UFPA tem para o Pará é ímpar, pois contribui para a expansão do ecossistema de negócios da região, além de capacitar empreendedores e empresários, de forma que eles levem em conta a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia como premissas em seus empreendimentos. “A Incubadora vem ao longo de duas décadas estimulando o empreendedorismo inovador, o surgimento e desenvolvimento de empreendimentos que tenham como cerne a geração de produtos, processos e serviços, gerados a partir do conhecimento produzido na academia ou com apoio de Universidades. Logo, ela é importante tanto por apoiar empreendimentos que dão retorno ao estado por meio da geração de emprego, renda e impostos, como também por contribuir para que nossa região tenha foco no empreendedorismo inovador e sustentável”, afirma.

Pioneiro em incubação, o PIEBT, atualmente está apoiando sete empresas, dentre elas a startup Poupadin, que desenvolve um trabalho de educação financeira, por meio de um app em formato de jogo, voltado para o público infantil. Manoel Lopes, cofundador da Poupadin, iniciou o processo de incubação em 2018. Ele revela que a Incubadora tem proporcionado a abertura de muitas portas para a startup e fornecido um enorme preparo em diversas áreas, o que tem qualificado ainda mais a Poupadin.

“Ter uma instituição como a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, nos dando chancela em relação ao trabalho que realizamos é muito importante no processo de validação do nosso negócio. Este trabalho em conjunto abriu muitas portas com clientes potenciais, e promoveu um know-how sobre diferentes assuntos. Já pude aprender um pouco mais sobre desenvolvimento de negócios, marketing, contabilidade, marcas e patentes, propriedade intelectual e tantos outros temas. O processo de incubação, sem dúvida, tem sido fundamental pro desenvolvimento da Poupadin”, destaca Manoel.

Uma das novidades deste ano para a Incubadora de Empresas é o novo critério de avaliação dos empreendimentos que se candidatarem às vagas disponíveis. De acordo com a coordenadora do PIEBT, “o processo de seleção de 2019 agregou como um dos critérios principais de avaliação o impacto social e/ou ambiental positivo. Para este ano o apoio  que a Universitec presta aos negócios de impacto será ainda maior, pois além de atender aos empreendimentos inovadores nos modelos que já apoiamos,  pretendemos dar um grande suporte aos negócios que tenham a missão de gerar um impacto social e ambiental positivo, de forma que juntos possamos contribuir para o desenvolvimento econômico e social da  nossa região”, conclui.

Acesse a publicação no Diário Oficial da União (DOU) aqui.

Acesse o edital e anexos para empresas residentes aqui.

Atualizado em 30/07/2019 às 14h55.

Texto: Ascom/Universitec.