Universitec comemora a fundação do Time Enactus UFPA Altamira

Atualizado em: 17/03/2020 às 16:39
Tempo de leitura: 2 minutos

No último dia 15, foi oficialmente fundada a Enactus UFPA Altamira, mais um Time para o estado do Pará. A equipe conta com 16 membros dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina. A representante da Instituição e professora conselheira do Time será a professora Silvia Maia Olimpio.

A intenção de fundar o Time Enactus UFPA Altamira se deu a partir de um workshop organizado durante a Semana de Empreendedorismo do Xingu (Sempretex), em novembro passado, no campus de Altamira da UFPA, sobre o Time Enactus UFPA de Belém. Na ocasião, foram apresentados os projetos e resultados do Time, atual campeão nacional da Enactus Brasil e campeão da World Water Race, competição internacional que premia as melhores soluções para a problemática da água e do saneamento básico. Após o workshop, o grupo de estudantes começou a se organizar para fundar o Time. Karina Luiza de Souza Quadros, líder da equipe, nos mostrou sua motivação ao fundar o Time Enactus UFPA Altamira. “Quando trabalhamos coletivamente em prol de um objetivo, conquistamos o impossível”, disse.

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, berço do Time Enactus UFPA de Belém, deseja as boas-vindas à equipe de Altamira e muito sucesso pela frente.

A UFPA – Atualmente, a Universidade Federal do Pará é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu). O princípio fundamental da UFPA é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão. O atual Reitor é o Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, eleito para o quadriênio 2016-2020.

A UFPA é constituída por 15 institutos, oito núcleos, 36 bibliotecas universitárias, dois hospitais universitários e uma escola de aplicação. Segundo o Anuário Estatístico de 2018 elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o ensino de graduação alcançou a marca de 38.865 mil estudantes; a pós-graduação, em torno de 9.249 estudantes; o ensino fundamental e médio, 1.051 alunos. Há, ainda, 6.769 estudantes matriculados em cursos de ensino técnico e cursos livres das Escolas de Música, Teatro e Dança e de Línguas Estrangeiras.

A maior universidade pública da Amazônia possui 4.411 alunos matriculados no mestrado; e 2.271, no doutorado. São 120 cursos, distribuídos por 40 doutorados, 58 mestrados acadêmicos e 22 mestrados profissionais. Dos 85 programas da UFPA, 12 estão em campi do interior do Estado.


Publicado em 02/03/2020 às 17h47.

Atualizado em 02/03/2020 às 17h47.

Texto: Ascom/Enactus Brasil com adaptações por Ascom/Universitec.