Pequenos negócios terão R$ 20 milhões para investir em inovações

Postado em 17 de julho de 2017

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) formalizou nesta segunda-feira (12/06), em São Paulo, o contrato com o Sebrae que irá subsidiar pequenas empresas interessadas em investir em projetos de inovação industrial. A iniciativa prevê a liberação de R$ 20 milhões em duas linhas de financiamento: a primeira, voltada para o desenvolvimento tecnológico, destina-se apenas aos microempreendedores individuais, startups, micro e pequenas empresas. A segunda é destinada ao encadeamento tecnológico e pode contar com empresas de todos os portes.

O financiamento irá ajudar os empresários a completarem suas contrapartidas nos projetos desenvolvidos pela EMBRAPII. Pelo modelo de negócios, a organização pode investir até 1/3 das despesas com projetos, enquanto o valor restante é dividido entre a Unidade e a empresa parceira. Na modalidade “desenvolvimento tecnológico”, o aporte financeiro do Sebrae será de até 70% da contraparte da empresa. Já na segunda modalidade – “encadeamento tecnológico” – o aporte será de até 80% da contraparte da empresa, sendo que ela não poderá ser inferior a 10% do valor total do projeto. Estima-se que cerca de 200 pequenas e microempresas se beneficiem com a iniciativa.

“Esse projeto marca a entrada da EMBRAPII em um importante segmento: o de pequenas empresas”, destacou presidente do Conselho de Administração da organização, Pedro Wongtschowski. Por sua vez, o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, ressaltou que os projetos desenvolvidos poderão ser disponibilizados para o mercado, gerando recursos para os pequenos negócios.

Os projetos não precisarão passar pelos processos típicos de um edital. Bastará o empresário apresentar, a qualquer momento, a proposta ao Sebrae ou à apreciação de uma Unidade EMBRAPII. A viabilidade do projeto será avaliada dentro do rol de competências da Unidade e do nível de maturidade tecnológica. Veja mais informações no link www.sebrae.com.br/embrapii.

A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) – acordo do qual o Ministério da Educação também participa como instituição interveniente. O MCTIC oferece suporte institucional e orçamentário a projetos da organização, dentro de política pública de estímulo à inovação e desenvolvimento da produtividade no país.