Governador Helder Barbalho visita o PCT Guamá na tarde desta quinta

Postado em 04 de outubro de 2019

Na tarde desta quinta, 03, o governador Helder Barbalho esteve no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, onde conheceu laboratórios e negócios inovadores nas áreas da ciência, da tecnologia e da biodiversidade regional.

Articulada por Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a agenda incluiu a visita a dois laboratórios e duas empresas de base tecnológica.

“O objetivo foi apresentar o parque a outros secretários e ao governador, discutir os projetos que nós temos encaminhados aqui e, ao mesmo tempo, a partir desta visita, possibilitar a compreensão deste projeto extraordinário e estratégico para o Estado”, declarou o secretário no início da agenda.

No primeiro laboratório visitado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica, a comitiva do governo conheceu parte das tecnologias de baixo custo e com capacidade de ampliar o acesso à telefonia e internet em locais remotos, assim como dispositivos com capacidade de beneficiar os setores do meio ambiente e da segurança pública, entre outros.

No segundo, o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, foi possível acompanhar como são feitas algumas análises do açaí e do cacau com fins mercadológicos, com resultados capazes de beneficiar toda a cadeia produtiva de ambos os produtos.

Tecnologias da informação e da comunicação desenvolvidas no Parque foram apresentadas à comitiva de governo. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

Também foram apresentadas as instalações da Karajaz e da Inteceleri, empresas tecnológicas com foco nas áreas da produção industrial de joias e de processos de aprendizagem em educação, respectivamente.

Ao final da visita o governador Helder Barbalho ressaltou a importância de conhecer todas as vertentes e vocações exploradas pela agenda do parque tecnológico, primeiro e único em operação no Norte do Brasil.

“Tive a oportunidade de reafirmar a crença de que o conhecimento, a ciência, a pesquisa são caminhos absolutamente estratégicos para que possamos alcançar a diversificação econômica, o aproveitamento da nossa biodiversidade, o fortalecimento da bioeconomia, além, claro, da produção tecnológica. Isto faz do PCT Guamá uma referência valorizada pelo nosso governo e, acima de tudo, a certeza de que aqui nós estaremos ampliando não apenas novas oportunidades, mas fortalecendo a economia paraense”, afirmou.

Participaram da visita o reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, o vice-governador Lúcio Vale, os titulares das Secretarias de Meio Ambiente (Semas), Mauro Ó de Almeida, de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, e o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Adler Silveira, entre outras autoridades. Os executivos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), Rubens Magno, e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Marcos Antônio Brandão da Costa, também integraram a comitiva do governo.

Confira alguns dos principais momentos da visita:

Agenda foi articulada pelo titular da Sectet, Carlos Maneschy. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

O diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, apresentou o PCT Guamá à comitiva. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

Robótica e miriti foram os componentes do Miritrônica. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

 

Pesquisas sobre o cacau foram apresentadas ao governador. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

 

Produzir joias em escala industrial é um dos objetivos da Karajaz, empresa visitada pela comitiva de autoridades. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.

Óculos de realidade virtual de miriti foram desenvolvidos pela Inteceleri, empresa residente no PCT Guamá. Imagem: Ricardo Amanajás/Agência Pará.


Atualizado em 04/10/2019 às 15h48.

Texto: Ascom/PCT Guamá.