Biotec-Amazônia é selecionada em edital do governo estadual

Atualizado em: 18/11/2017 às 15:44

A Biotec-Amazônia, organização social com o intuito de promover a atração de negócios relacionados a biodiversidade na região, foi qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico para a execução de gestão do programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, conhecido como BIOPARÁ. Um dos objetivos do processo é o desenvolvimento de planos de negócios visando a promoção e comercialização de fitoterápicos, fitocosméticos, fármacos em geral e outras áreas afins.

A sede da Biotec-Amazônia ficará no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. As atividades que serão realizadas consistirão no planejamento sustentável da biodiversidade visando o a implantação de uma política de apoio aos bio-negócios, com uma estrutura de governança mais funcional e uma gestão estratégica integrada, para que pesquisadores e empresas possam realizar todas as etapas do processo de Inovação.

“A BioTec-Amazonia busca promover a atração de talentos (locais, de outros estados e do exterior) para áreas de C,T&I estratégicas ao desenvolvimento da nova economia do conhecimento e estimular a articulação entre o setor produtivo e as instituições de pesquisa, utilizando a infraestrutura dos Parques Tecnológicos, com vistas ao fomento das cadeias bioindustriais”, comentou Seixas Lourenço, diretor presidente da BioTec-Amazônia.

Além disso, o trabalho também terá foco em buscar empresas de base tecnológica, de maior porte, para que sirvam de âncoras no processo de tecnologia para as médias, pequenas e microempresas do estado, bem como para a geração de novas empresas, startups e empresas juniores, utilizando os parques tecnológicos e a rede de incubadoras das ICT’s.

A metodologia de incentivo e trabalho também se dará por meio da parceria com a  Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará/UNIVERSITEC, que mostra resultados importantes no processo de geração de empresas a partir da iniciativa da incubadora, que desenvolve questões relacionadas ao empreendedorismo há mais de vinte anos. Por conta disso, a UFPA desempenhará um papel de fundamental importância na governança da BioTec-Amazônia, sendo um membro ativo da instituição.

“O Pará se destaca pelo imenso potencial genético e de princípios ativos de sua biodiversidade, com um amplo leque de oportunidades de investimento na área da Bioindústria. Por isso, o papel de maior relevância da BioTec-Amazônia é construir alianças sólidas entre o setor produtivo, os governos(federal, estadual e municipais) e as universidades e institutos de pesquisa, incentivando a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação nas distintas regiões do estado”, concluiu Seixas Lourenço.

O Diretor-presidente

Seixas Lourenço possui ampla experiência e know-how no desenvolvimento de vários setores do Estado. Ele já foi reitor da UFPA e da UFOPA, além de também ter sido presidente do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), coordenador regional do Ministério da Ciência e Tecnologia, secretário da Amazônia Legal e secretário de educação do Pará.