Universidade de Cabo Verde e Universitec fortalecem parceria para intercâmbio tecnológico

Publicado em: 06/10/2015 às 19:13

Nesta terça-feira (6), a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec recebeu a visita do professor doutor Bartolomeu Lopes Varela, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que está em visita à instituição para discutir as propostas de ampliação do intercâmbio que já existe entre as duas universidades. O encontro reuniu o diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez, e o assessor da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), professor Marcelo Galvão.
A pauta em debate foi a retomada do projeto de difusão e implantação de uma agência de inovação tecnológica, aos moldes na Universitec, na Uni-CV. Uma delegação da Universitec realizará visita à Uni-CV para falar sobre as ações no âmbito da transferência de tecnologia, propriedade intelectual, incubação de empresas e fomento ao empreendedorismo – linhas de frente da Universitec.

“O projeto, a médio prazo, é estabelecer um elenco de fomentadores de empreendedorismo entre alunos e docentes da Uni-CV. Posteriormente, se estabelecerá uma visita à Universitec para que esse elenco acompanhe o conjunto de ações da Agência, e aproveite essa expertise em Cabo Verde”, explicou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec. “Por se tratar de um importante intercâmbio de conhecimento, haverá uma troca construtiva e valiosa de experiências entre Brasil e Cabo Verde, pátrias que têm muito em comum”, destacou Gonzalo.

Cooperação
Além do intercâmbio com a Universitec, a visita de Bartolomeu Varela estabeleceu reuniões para a construção de um novo programa de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Um dos principais motivos da vinda do professor Bartolomeu Varela à UFPA é contribuir para a estruturação de um Mestrado em Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos, a ser ofertado pelo IFCH. Nesse sentido, o docente participou de reuniões com os professores que estariam envolvidos no curso. O professor também tem conversado com os alunos africanos da UFPA e proferido palestras abertas ao público, que pretendem divulgar os temas relacionados à África, na Universidade.

A relação entre a UFPA e a Universidade de Cabo Verde já é uma parceria de longa data, cujo maior expoente tem sido um curso de Mestrado em Segurança Pública ofertado na Uni-CV, sob coordenação das duas instituições, o qual já se encontra em sua segunda turma. Além desse curso e do Mestrado em Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos em construção, há várias outras propostas de cooperação, como no Programa de Pós-Graduação em Geografia do IFCH e nas áreas de Saúde Coletiva, Empreendedorismo, Educação a Distância, entre outras.

O professor Bartolomeu Varela acredita que o intercâmbio entre UFPA e Uni-CV é um grande exemplo de cooperação Sul-Sul bem-sucedida. “A relação entre as duas instituições se dá numa base de respeito pelos interesses recíprocos, de maneira fraterna e solidária. Acredito que estamos assumindo uma postura de cooperação contra-hegemônica, que pode propiciar o surgimento de um verdadeiro novo paradigma de relacionamento entre países do sul”, avalia o cabo-verdiano.