Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFPA completa 17 anos

Publicado em: 08/06/2012 às 17:26

A Incubadora de Empresas PIEBT|UNIVERSITEC da Universidade Federal do Pará (UFPA) completa 17 anos de contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo, baseado em ciência e tecnologia, e na disseminação da transferência de conhecimentos gerado na UFPA. Além disso, tem estimulado a criação de projetos inovadores de alunos, de professores e da comunidade, que apresentam potencial para transformarem-se em produtos, serviços ou processos dotados de tecnologia de ponta e agregação de valor ao Estado.

Com um espaço físico, especialmente, construído para alojar, temporariamente, micro e pequenas empresas, a Incubadora-PIEBT oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações, entre outros. A Incubadora é reconhecida por oferecer suportes técnico, gerencial e operacional, além de agilizar o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Empreendimentos – Atualmente, a Incubadora possui seis empresas incubadas e seis projetos pré-incubados. Dentre os que já passaram ou ainda estão instaladas na Incubadora, encontram-se a Chamma da Amazônia, Amazon Dreams e Neoradix que receberam premiações. A Chamma da Amazônia e a Amazon Dreams, inclusive, já têm forte atuação nos mercados nacional e internacional.

Para o diretor executivo da Amazon Dreams, Igor Corrêa Pinto, a parceria com a Incubadora é importante para o crescimento dos negócios desenvolvidos pela empresa. “Temos uma grande relação de parceria com a Universidade Federal do Pará, por meio da Incubadora – PIEBT, que é coautora no desenvolvimento das nossas patentes e oferece toda a estrutura de incubação, o que nos traz um ‘carimbo de marca de inovação’ ainda mais forte”, finaliza Igor.

De acordo com a coordenadora de Incubação de Empresas da Universitec, Iara Neves, “durante esses 17 anos de sucesso da Incubadora-PIEBT, já foram atendidas 42 empresas/projetos, nas áreas de biotecnologia, produtos naturais, alimentos, cosméticos, fitoterápicos, energia, tecnologia da informação, comunicação e design. Mas, muito desses resultados se devem à continuidade do trabalho desenvolvido pelos primeiros gestores da Incubadora, ainda quando se tratava de um Programa de Incubação, e pretendemos avançar ainda mais”, completa.

Dessa forma, como afirma a coordenadora, a Incubadora está cumprindo o seu objetivo principal que é o de promover e disseminar o empreendedorismo inovador na comunidade acadêmica e empresarial local. “Não poderíamos deixar de destacar, o trabalho desenvolvido pelos primeiros diretores da Incubadora que contribuíram para esse sucesso atual, nomes como Gonzalo Enríquez, Gisa Bassalo, Leila Pother, bem como, do atual diretor da Universitec, Ubiratan Bezerra.

Recente conquista – A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – PIEBT da Universitec teve projeto aprovado pelo Edital”SEBRAE/ANPROTEC 01/2011 – Aplicação do modelo CERNE”. O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) visa promover melhoria expressiva nos resultados das incubadoras, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, em quatro níveis: Empreendimentos, Incubadora, Rede de Parceiros e Melhoria Contínua. A Incubadora PIEBT, além de implantar o nível 1 do modelo CERNE, que consiste no desenvolvimento dos empreendimentos, apoiará e acompanhará a preparação das incubadoras RITU/UEPA e CIE/IEPA para posterior implantação do referido modelo.

Histórico – A incubação de empresas de base tecnológica na UFPA data de 1995, com a criação do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), que, na época, era uma iniciativa pioneira na Região Amazônica e que visava atender demandas locais por serviços especializados na criação e no posicionamento de empresas de base tecnológica no mercado, aproveitando o potencial dos recursos da biodiversidade. Atualmente, a Incubadora integra a Agência de Inovação da UFPA (Universitec), e é considerada vanguarda regional, pois seus resultados a colocam em posição de referência, afinal são 17 anos de existência, 15 empresas graduados e 27 empresas atendidas em projetos especiais voltados à inovação.

Texto: Hellen Lobato – Ascom UNIVERSITEC/UFPA
Fotos: Alexandre Moraes