Fomento e proteção do conhecimento

Publicado em: 02/03/2015 às 13:44
Tempo de leitura: 1 minuto

Tais resultados são fruto de um esforço para proteger a propriedade intelectual e industrial empreendido pela UFPA desde 1999, em registros de patentes que asseguram os direitos do autor, por meio do Setor de Propriedade Intelectual (SPI). Atualmente vinculado à Universitec e uma das frentes de serviço mais relevantes da Agência, o setor é coordenado pela advogada Rosângela Cavaléro e conta com atuação da também jurista Magáli Coelho, assessora do setor de PI da Universitec.

O escritório atende demandas não só da UFPA, mas de todo o Pará. Desde 2001 até 2014, cerca de 2 mil registros de direito de autor já foram realizados junto ao escritório da Fundação Biblioteca Nacional. Outra área de atuação do SPI é a divulgação da importância dos registros de patentes dentro da universidade. A patente é um documento de propriedade concedido pelo Estado ao inventor ou a quem detém os direitos sobre determinada invenção, direito de propriedade, de exclusividade para a exploração no território nacional.