Curta Essa Ideia: gerente da Albrás ministra palestra sobre a importância do comportamento empreendedor

Publicado em: 17/05/2016 às 15:03

Um dos nossos convidados para o Curta Essa Ideia tem uma história de vida de perseverança e superação. Francisco Jorge Ferreira trabalha na Albrás, uma das maiores empresas da região Norte, há 21 anos. Começou como técnico em metalurgia e hoje é gerente operacional. Seu crescimento profissional é reflexo de uma postura empreendedora. Focado, ele superou diversas barreiras para concluir os estudos, investiu em cursos, e se dispôs a conhecer a fundo a dinâmica empresarial da companhia. “Vim do Maranhão para vencer. No meio do caminho, tive diversas dificuldades, uma delas representadas pelos descrentes que diziam que eu não iria conseguir, que criticavam. Mas quando me falavam isso, eu só pensava: vou chegar lá”, conta Ferreira.

Trajetória
Aos 17 anos, o ainda garoto Francisco Jorge saiu da casa da família, no interior do Maranhão, para estudar na capital. Como não tinha onde morar, dormia na Escola Agrotécnica Federal, em São Luís, onde formou-se técnico em Agropecuária. Veio para o estado do Pará, e aqui concluiu o curso de técnico em Metalurgia, na Escola Técnica.

“Sempre fui focado nos estudos. Vim de uma família humilde, formada por seis irmãos. Minha mãe é professora e meu pai é metalúrgico, e incentivaram muito todos nós a estudarmos, a acreditarmos no estudo”, relata.

Ele conseguiu uma oportunidade na Albrás, em Barcarena. A empresa já desenvolvia um programa para descobrir e incentivar novos talentos, que oferecia qualificação aos funcionários e um plano de carreira estimulante. Francisco viu, então, uma ótima oportunidade. “Eu já tinha afinidade com área de informática e para lidar com pessoas, e pedi para ser incluído no programa. Como a empresa já tinha o compromisso de desenvolver pessoas, houve esse incentivo e eu me esforcei muito. Estudava domingo, feriado, para buscar conhecimento e saber como funcionava o sistema e a dinâmica de gerenciamento com os tutores que nos ajudaram. Com 12 anos de empresa, fui promovido à chefia”.

Para Jorge, um dos desafios foi conseguir conciliar a família, os estudos e o trabalho. “Trabalhava 10, 12 horas por dia, me dediquei de verdade. Vim do interior do Maranhão, o ensino era fraco, então foi preciso um esforço focado para superar as barreiras”.

A vida de Francisco Jorge foi transformada pelo seu comportamento empreendedor. Quer conhecer de perto essa trajetória de superação e de sucesso? Então participe do Curta essa Ideia!

Serviço
Curta essa Ideia: Palestra com Francisco Jorge Ferreira, gerente de produção da Albrás, dia 20 de maio, a partir de 16h, no Auditório do PGITEC, localizado no prédio do Projeto Newton, no campus Guamá da UFPA. Informações: 91 981533518 (Andréa Furtado) / empreendedorismoufpa@gmail.com