Agência de Inovação Tecnológica da UFPA completa três anos

Publicado em: 02/04/2012 às 19:57

Promover a aplicação e a difusão do conhecimento produzido na UFPA é a missão da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) da Universidade Federal do Pará, a qual completa três anos de atuação. Para celebrar o seu terceiro aniversário, a Universitec promoveu um evento para mostrar os resultados do ano de 2011, bem como suas principais ações a serem implementadas no ano de 2012. Estiveram presentes o reitor da UFPA, Carlos Maneschy; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-

-Graduação, Emanuel Tourinho; o diretor do PCT-Guamá, Antônio Abelém, além de pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas e de representantes das empresas incubadas na Agência.

Revista – O evento iniciou com boas-vindas aos presentes e apresentação do vídeo institucional da Universitec. Em seguida, o diretor da Agência, Ubiratan Bezerra, apresentou o balanço dos resultados obtidos no ano passado. Na ocasião, também foi lançada a Revista da Universitec, que reúne matérias e artigos relacionados à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo, bem como o relatório de resultados 2011 da Agência. A ideia é que a publicação se estabeleça como a revista de Ciência e Tecnologia da Agência, com periodicidade semestral.

Para o diretor, Ubiratan Bezerra, a Universitec se constitui como um interlocutor natural, por parte da UFPA, para disponibilizar à sociedade o conhecimento produzido na Universidade, agregando valor a produtos, processos e serviços. “Sem dúvida, a comemoração, por esses três anos de atuação, representa que estamos avançando, no sentido de fortalecer a cultura de inovação tecnológica na universidade e no Estado”, afirma.

História – Instituída no dia 31 de agosto de 2009, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA vem desempenhando o importante e estratégico papel de apoiar e divulgar as iniciativas de pesquisa e extensão da UFPA, visando à produção de inovação e à transferência de tecnologia para diversos segmentos econômicos da sociedade.

Texto: Hellen Lobato – Assessoria de Comunicação da Universitec/UFPA

Fotos: Karol Khaled