PROCESSO DE OBTENÇÃO DE EXTRATOS PARCIALMENTE PURIFICADOS DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES DE FRUTOS DE PALMEIRAS DO GÊNERO EUTERPE

A presente invenção se refere a um processo de extração parcial e diferencial culminando na obtenção de extratos com apreciável concentração em compostos antioxidantes dos frutos de palmeiras do gênero Buterpe. As etapas dc processo consistem na coleta dos frutos, extração sólido-líquido (despolpamento 1) dos compostos antioxidantes, amolecimento e/ou maceração dos decotos e extração sólido-líquido (despolparnento 2 e/ou 3) para obtenção de um suco padronizado tanto em antioxidantes hidrofílicos quanto em lipofílicos, além de uma fração oleosa. O processo da presente invenção se estende ainda na purificação parcial do extrato aquoso bruto produzido pela técnica de adsorção sobre resinas macroporosas, gerando extratos de maior pureza em antioxidantes. O extrato ou pó obtido, após secagem, pode ser usado na indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica e fitoterápica por apresentar propriedades fisiológicas.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    PI 1003060-3
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    Hervé Louis Ghislan Rogez; Braz Viana Sarubi Neto; Fabio Gomes Moura
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará; Universidade do Porto.