POLIURETANO A BASE DE AÇAI E USO PARA BIOFABRICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS

POLIURETANO A BASE DE AÇAI E USO PARA BIOFABRICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS

O presente pedido de patente de invenção refere-se a espumas rígidas de poliuretano poroso e uso da mesma como biomaterial de suporte para crescimento celular (scaffold). A invenção também refere-se ao processo de produção das espumas rígidas de poliuretano citadas. Mais espeficamente, a espuma rígida de poliuretano poroso é produzida pela reação entre um poli-isocianato alifático e um poliol de base natural e renovável, o açaí, resultando em um produto apropriado para biomateriais. Uma das grandes vantagens da invenção é que o poliol do açaí possui numerosos tipos de fitoquímicos como antocianinas e flavonóides, atualmente considerados como “alimentos funcionais” com potencial para atividades anti-inflamatórias, anti-oxidantes e anti-trombogênicas. Como o poliol é de base natural e renovável o poliuretano proposto possui grande aplicabilidade em biofabricação.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    PI 1105296-1
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    RUBENS MACIEL FILHO; LAÍS PELLIZZER GABRIEL; CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS; DAGOBERTO JOSÉ DOS SANTOS; André Luiz Jardini Munhoz; CECILIA AMÉLIA DE CARVALHO ZAVAGLIA
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará; Universidade estadual de Campinas