Workshop reuniu público para discutir a temática de negócio de impacto na Amazônia

Publicado em: 20/10/2017 às 17:37

Nos últimos dias 17 e 18 de outubro foi debatido, em Belém, questões relacionados à negócios de impacto no workshop “Conexões: Novas Narrativas de Negócios”, focado em empreendedorismo sustentável. O evento foi resultado de uma parceria da  Incubadora PIEBT da Agência de Inovação e Tecnológica (Universitec) da Universidade Federal do Pará, com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá), e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

A programação foi voltada para um público amplo: gestores, consultores, estudantes e interessados em negócios de impacto e inovação. Nos dois dias de evento foram realizadas três palestras e quatro mesas-redondas com os temas: criação e financiamento de negócios de impacto, geração de valor, relatos de experiência e cultura maker.

De acordo com Iara Neves, Coordenadora do PIEBT, o evento foi o primeiro passo do trabalho que será realizado em conjunto entre o PIEBT e o PCT Guamá em relação à temática do negócio de impacto. “O workshop serviu para provocar todos os atores locais a atuarem em rede com o propósito de estimular e apoiar modelos de negócios que têm como essência a solução para problemas sociais e ambientais”.

Fernanda Bombardi, representante do ICE, comentou sobre a importância de se tratar tema como o negócio de impacto para gerar retorno social e mudar a realidade brasileira. Além disso, para ela, o evento foi um sucesso. “A atuação dos negócios de impacto social e ambiental é fundamental que aconteça de maneira nacional. Esse tema tem sido tratado muito na região sudeste, mas o que temos percebido é que se quisermos realmente resolver os problemas sociais do Brasil na escala como gostaríamos, então precisamos disseminar essa discussão por todo o País”, comentou Fernanda Bombardi.

Fundos de Investimentos que fizeram parte da programação também se mostraram satisfeitos com o resultado que o workshop apresentou. Para Gabriela Chagas, representante da Vox Capital, o evento serviu como o início de uma parceria que tende a dar certo na relação investimento e negócios de impacto na região Norte.

“Foi um evento fenomenal. Poucas vezes observei uma programação em que as diversas coisas acontecem simultaneamente, desde fundo em agro no acre até Fab Lab na Irlanda. Tivemos dois dias de uma programação diversa e interessante. Eu como investidora de São Paulo me frustro muito quando temos empreendimentos apenas de Ri de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Recentemente fechamos um negócio em Salvador e achamos válido abranger essa área de atuação, então se conseguirmos fechar negócio no Pará ficaremos muito felizes”, relatou Gabriela Chagas.

O evento foi uma grande oportunidade para que atores locais pudessem vivenciar e compartilhar experiências diversas, como é o caso de Joice Cursino, que busca se aprofundar mais no tema de negócio de impacto para também levar esse assunto para o bairro do Jurunas, local onde ela vive desde criança e espera, em breve, poder trabalhar com isso e gerar um retorno social.

“O workshop foi uma experiência incrível. Pude conhecer pessoas que fazem as coisas acontecerem, é muito difícil achar gente assim. Estudei a vida toda em escola pública, por muito esforço consegui ter acesso ao ensino superior. Tenho um pé nos dois mundo, nos negócios e na minha comunidade, o bairro do Jurunas. Então, eu respiro negócio de impacto, porque é um assunto que de fato me interessa e quero trabalhar para dar um retorno para o lugar de onde vim. Aproveitei e já fiz algumas parcerias, afinal ninguém faz negócio de impacto sozinho”, afirmou Joice Cursino.