VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada nos dias 17 a 19 de outubro

Publicado em: 18/10/2016 às 18:57

maquete hidrelétricaTermelétrica
Os trabalhos dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFPA, a maquete de uma cidade abastecida pela hidrelétrica e o modelo de termelétrica construído com uma lata de refrigerante.
Também junto com a Universitec, o Laboratório de Eco-Compósitos, da faculdade de Engenharia Mecânica, expôs um trabalho baseado no açaí. Segundo Suelen Cunha, que tem mestrado em engenharia mecânica e atua na área de produção de materiais, um dos trabalhos do grupo envolve compósitos de açaí com polietileno para fazer materiais para filtragem da borra do açaí. Ela explica que os resíduos orgânicos provenientes da extração da polpa da fruta são reutilizados na cadeia produtiva, em um outro produto, um compósito ou material de origem natural. “É muito interessante o trabalho desenvolvido no nosso laboratório justamente pela face de sustentabilidade que ele tem”, conta a pesquisadora.

O grupo está expandindo suas pesquisas para outras partes do açaí, como o caule, e expôs um barco em miniatura construído com esse caule e alguns aditivos. Para Suelen, o evento é uma boa oportunidade divulgar trabalhos acadêmicos, ajudar para que eles sejam mais visados e, com isso, consigam mais apoio. “O nosso ideal é acadêmico. É desenvolver esses produtos, colocá-los na sociedade, para que a gente mostre uma face mais sustentável do nosso trabalho”, explica.

Segundo o Diretor da Universitec Gonzalo Enriquez, a feira vem ao encontro dos desafios que o novo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, tem colocado para a Agência, no sentido de ampliar a difusão do conhecimento científico junto à sociedade e às instituições de ensino.

Serviço:

Evento: VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação