Universitec traz para V Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação o Pesquisador Renato Rozental da UFRJ

Publicado em: 19/10/2012 às 18:54

Nesta  sexta-feira, às 10h,  dentro da programação da V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece no Campus da UEPA da Almirante Barroso,  a  Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC em parceria com o Instituto Ciências da Saúde- ICS da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa Extra Muro, trará o pesquisador Renato Rozental, que é um dos idealizadores do Projeto Bioinovar, da UFRJ, que será o maior complexo de pesquisas na área de biotecnologia do Brasil e o único no Rio de Janeiro com o desenvolvimento de projetos pioneiros nas áreas médica, farmacêutica e de sustentabilidade socioambiental.

Renato Rozental apresentará ao público o capacete que criou capaz de reduzir as lesões cerebrais em caso de acidentes. O equipamento, que resfria o encéfalo, pode evitar lesões mais graves após o traumatismo crânio-encefálico e faz parte do projeto Bioinovar. Falará também sobre a intenção de formar um grupo de pesquisa em parceria  com o ICS da UFPA.

“ Um paciente tendo sofrido um traumatismo craniano, este capacete possibilita que nós iniciemos imediatamente um processo de refrigeração do cérebro deste paciente, através de injeção de gases nas válvulas. Este gás vem em uma garrafinha e este gás é distribuído por bexigas interligadas”, explica Renato Rozental.

Pesquisas – O professor Rozental estuda as consequências dos impactos no cérebro há 20 anos. A descoberta foi divulgada por uma revista científica dos Estados Unidos.  O capacete é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas feitas em parcerias entre universidades brasileiras e americanas.  Além desta pesquisa com o capacete, Renato também falará sobre uma série de trabalhos inovadores desenvolvidos pelo Projeto Bioinovar, os quais são fruto de produtos e ações voltadas para a sociedade.

UNIVERSITEC

Paralelamente à programação de palestras e minucursos, A Agência de Inovação apresenta em seu stande informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por suas coordenadorias. Acessem a programação e participem deste evento: clique aqui.