Universitec sedia evento sobre empregabilidade jovem

Atualizado em: 29/04/2020 às 21:52

Como parte da agenda da Semana do Calouro 2020, na última quinta-feira, 5, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA recebeu o II Enactus & KPMG Talks, promovido pela Enactus UFPA, Enactus Brasil e KPMG. O evento abordou a empregabilidade jovem e contou com a participação da presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, do presidente da KPMG Brasil e América do Sul, Charles Krieck, bem como de sócios da empresa. Acompanharam o evento membros do Time Enactus UFPA e  professores da própria instituição, da UEPA, IFPA, UFRA e Estácio.

Após a abertura do evento e a discussão sobre as expectativas do mercado de trabalho em relação aos jovens talentos, o professor conselheiro do Time Enactus UFPA, José Augusto Lacerda, falou sobre os desafios na formação dos estudantes para o mercado. A presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, abordou em seguida o perfil do estudante que integra a organização e os seus diferenciais competitivos em termos de habilidades e competências.

Após o encerramento do evento, os executivos e a presidente acompanharam os membros da Enactus UFPA em visita às comunidades ribeirinhas beneficiadas pelo projeto Amana Katu na Ilha do Combu, em Belém. Em seguida, eles visitaram o ateliê de outra iniciativa desenvolvida pelo Time Enactus UFPA, o Costuraê, que desde 2017 promove capacitações em corte e costura voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica no bairro do Guamá, na periferia da cidade.

Para Joana Rudiger, a visita a Belém foi mais do que um compromisso profissional. “Um dia de muitas impressões novas, de presenciar aquilo que eu só conhecia através dos olhos alheios. Andar de barco em um rio amazônico, ver jovens brasileiros engajados e bem-sucedidos, apesar de todos os empecilhos que lhes são impostos foram experiências incríveis”, conta.

No dia seguinte ao evento, a presidente da Enactus Brasil reuniu-se com o Reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, para conversar sobre a relação das organizações e sobre os resultados positivos alcançados pela Enactus UFPA. Eles comemoraram também a abertura, recentemente, do Time Enactus UFPA Altamira, o primeiro da região do Xingu e o terceiro da Universidade no estado. Estiveram presentes na reunião, ainda, o diretor da Universitec, professor Gonzalo Enríquez, a coordenadora da Incubadora da UFPA, Iara Neves, o professor conselheiro da Enactus UFPA, José Augusto Lacerda, e o presidente do Time, Orlando Haber.

“Conhecer a excelência da UFPA por meio de seus professores, alunos e Reitor mostrou que não é um mero acaso o sucesso que seus estudantes têm alcançado dentro e fora do país com suas iniciativas de empreendedorismo de impacto”, afirma a presidente da Enactus Brasil.

A Enactus

Organização internacional sem fins lucrativos, a Enactus reúne estudantes, professores e líderes de negócios a fim de transformar o mundo por meio da ação empreendedora, impactando vidas positivamente a partir do desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social. Presente em 37 países, a Enactus está no Brasil desde 1998.

Um entre 120 Times do Brasil, a Enactus UFPA foi fundada em 2014 com o apoio da Universitec para desenvolver líderes que sejam capazes de desenvolver comunidades, empoderar pessoas e criar soluções inovadoras para problemas sociais.

Com quatro projetos em atividade, a Enactus UFPA já impactou mais de 15 mil pessoas em Belém e alcançou o primeiro lugar no campeonato nacional da Enactus Brasil, em julho de 2019, após disputar com iniciativas de mais de 40 universidades do país.

A KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de auditoria e consultoria. Presente em 147 países e territórios, a empresa está presente em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal. A KPMG apoia a Enactus globalmente desde 1996 e, no Brasil, desde 1998.