StartupLab: em parceria com a Natura, Universitec vai desenvolver laboratório de startups da UFPA

Publicado em: 01/06/2016 às 18:09

StartupLab
O ponto primordial dessa parceria está na implantação do laboratório de startups do UFPA. O StartupLab é um projeto da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – PIEBT, via CNPQ, que será desenvolvido pela Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec. Consiste em uma estrutura de suporte à inovação e ao empreendedorismo que visa acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. No StartupLab, as ideias serão testadas e validadas, e será desenvolvido um plano de negócios para as startups. Elas serão qualificadas para acessar o mercado e recursos financeiros.

Parceria
O encontro da Natura com a Universitec ocorreu na convergência de intenções dos projetos para a região. O coordenador de Sustentabilidade da Natura, José Mattos Neto, explica que a empresa tem como meta investir em projetos nas áreas de educação, fortalecendo a governança local e o estímulo ao empreendedorismo. A primeira ação seria realizar uma edição da StartupWeekend, direcionada para projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Serão três dias de ideação e construção das startups. Eleitas as melhores ideias, essas seriam encaminhadas para o StartupLab, onde iniciariam um processo de seis meses de uma espécie de pré-incubação.

“A ideia passaria por processos de amadurecimento, pesquisas de mercado, ajustes, para que se torne um projeto de negócio melhor estruturado”, explica a coordenadora de Empreendedorismo da Universitec, Leila Furtado.

O StartupLab vai funcionar numa estrutura de coworking – um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório –, na qual as equipes receberiam capacitação e mentorias.

“Queremos não apenas eleger as ideias, mas dar continuidade a essas startups, para que elas cheguem a um produto capaz de ser absorvido pelo mercado. Para isso, buscamos quem tem expertise. Ter como parceiro uma instituição de renome como a UFPA é excelente para a Natura”, destacou Neto.

“Essa parceria com a Natura é estratégica, porque mostra uma verdadeira plataforma de interação da universidade, do conhecimento e da inovação tecnológica com a indústria. Para a Universitec, que é precisamente responsável pela transferência de tecnologia da UFPA, incubação de empresas e fomento ao empreendedorismo, representa mais um excelente desafio que contribuirá com a sustentabilidade da Amazônia, que é também um dos princípios e valores da empresa Natura”, destacou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

A StartupLab contará com a experiência do PIEBT, que há mais de 20 anos atua na região, apoiando empresas de desenvolvimento sustentável na Amazônia. “Hoje atendemos 11 empresas de diversos segmentos: alimentação, cosmético, informática, engenharia, geração de energia. Vamos apoiar o desenvolvimento da StartupLab para que outras iniciativas comprometidas com o desenvolvimento sustentável ganhem força na região”, diz Iara Neves, coordenadora do PIEBT.