Universitec realiza entrega de alimentos arrecadados no Desafio Inove + à instituição de caridade

Publicado em: 12/12/2017 às 18:25

Na tarde da última quinta-feira, dia 7, representantes da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) da Universidade Federal do Pará, que organizaram a 3ª edição do Desafio Universitário Inove + 2017, realizaram a entrega dos alimentos que foram arrecadados na cerimônia de abertura do evento. A organização escolhida para receber os donativos foi o Centro Espírita Justiça, Amor e Caridade (JAC), localizado no bairro do Guamá, periferia de Belém.

É importante para a Universidade realizar ações como essa, que envolve a população moradora do entorno da UFPA. A Universitec está muito feliz em poder ajudar esse trabalho tão importante. Futuramente, a nossa intenção é também poder contribuir de outras formas” afirmou Andrea Furtado, coordenadora do Desafio Inove +.

A intenção da Universitec era escolher um local que pudesse atender a população carente da capital paraense. Por isso, os cerca de 70 kg de alimentos foram entregues a uma instituição que além desenvolver um trabalho social com a comunidade que mora em torno do centro espírita, também já possui tradição em realizar trabalhos desse tipo.

“Acredito que ações, mesmo pequenas como essa, realizadas por um órgão da Universidade, causam impacto, mesmo que micro, pois além do benefício imediato dos alimentos, possibilita conhecer trabalhos sociais próximos a universidade e permitem a troca entre os envolvidos. Como discente da UFPA, sinto uma enorme gratidão por ajudar com uma pequena parte de um grande trabalho que a instituição faz” disse Wan Aleixo, estagiário da Universitec.

O Centro Espírita Justiça, Amor e Caridade atende 30 famílias mensalmente, sendo que também fazem um atendimento a cerca de 70 crianças oriundas desses núcleos familiares. Elas são escolhidas depois de passar por uma triagem. As cestas básicas são entregues sempre no último final de semana de cada mês. Regularmente, elas são doadas pelos próprios membros do JAC. Por conta dessa falta de apoio, nem sempre todos os mantimentos são oferecidos à comunidade.

“As crianças vêm à casa no sábado para fazer um trabalho mais educativo. Em época de Natal, nós tentamos fazer algo especial para atender tanto elas quantas as famílias. Por isso, tentamos comprar itens que fogem da cesta básica tradicional como goiabada e batata palha, que são alimentos que todos gostam, mas eles não têm condições de comprar. Junto com isso também doamos produtos de higiene.  Vamos montando do jeito que dar. Esse apoio da Universitec será fundamental para realizarmos essa ação no mês de dezembro” comentou Marilia Santos, uma das representantes do Centro Espírita Justiça, Amor e Caridade.

Para ajudar

Quem estiver interessado em ajudar o Centro Espírita Justiça, Amor e Caridade (JAC) pode entrar em contato com a secretaria da Universitec para obter mais informações. A instituição precisa da doação de alimentos, móveis, roupas e eletrodomésticos para continuar realizando o trabalho na periferia de Belém.

Email: Piebt.ufpa@gmail.com