Universitec promove Workshop “Empreendedorismo: Curta Essa Ideia”, no campus UFPA em Bragança

Publicado em: 14/09/2016 às 19:29

Empreendedorismo – Pesquisas recentes comprovaram que os brasileiros, cada vez mais, estão aderindo uma visão mais positiva em relação ao empreendedorismo. Em 2015, foi constatado que cerca de 80% da população concorda que abrir um negócio é uma desejável opção de carreira.

Neste mesmo ano, a taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3%, uma vez que, 52 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos de idade, estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio empreendedor. Esse percentual representa um aumento de 6,7% de novos empreendedores em relação ao ano de 2014, de acordo com dados levantados pelo maior estudo sobre empreendedorismo no mundo, o Global Entrepreneurship Monitor, que, no Brasil, é realizado por meio do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O professor do Instituto de Estudos Costeiros (IEC) da UFPA/Bragança, Dioniso Sampaio, afirma que a parceria com a Universitec é importante, já que a temática do empreendedorismo poderá será discutida com os calouros. “Os estudantes adoraram a oficina. Acreditamos que esta parceria pode fomentar a atitude e o comportamento empreendedor desses futuros profissionais, o que pode contribuir para o desenvolvimento do município de Bragança”.

Segundo ele, além da parceria com a Universitec, o projeto conta com apoio da Casa do Empreendedor, vinculada à Prefeitura Municipal de Bragança. “Como docente e educador, estou muito satisfeito com esta ação. Esperamos continuar com esta parceria e estruturar um Clube do Empreendedorismo no campus”, complementa.

Sobre o “Curta Essa Ideia” – Realizado em Belém desde 2014, o workshop “Empreendedorismo: Curta Essa Ideia” é uma introdução ao tema do empreendedorismo voltada para os calouros da UFPA. O projeto conta com oficinas, competições e palestras, com o objetivo de abordar as características do empreendedor, bem como as oportunidades de formação empreendedora dentro da Universidade. Com o “Curta Essa Ideia”, os participantes podem participar de dinâmicas de grupo, networking com alunos engajados no movimento empreendedor e com empreendedores de diversas áreas.

Texto: Taymã Carneiro