Universitec promove campanha de apoio às crianças com câncer hospedadas na Casa Ronald McDonald

Publicado em: 17/03/2016 às 15:27

Dezenas de crianças vindas do interior do Pará ficam hospedadas na Casa Ronald McDonald, em Belém, para fazer tratamento de câncer em hospitais da capital. De famílias carentes, esses pequenos pacientes precisam de muito apoio e coragem para enfrentar o difícil tratamento, que inclui radio e quimioterapia. São 35 meninos e meninas que precisam da sua ajuda para seguir em frente. A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec fechou parceria com a Casa Ronald McDonald para uma campanha que objetiva arrecadar o que de mais urgente as crianças em tratamento de câncer estão necessitando: copos descartáveis, vinagre, óleo de cozinha e ovos. As doações podem ser feitas até o dia 23 de março. O material será entregue no dia 24.

A Casa Ronald McDonald Belém é a primeira fora do eixo Rio/São Paulo. O Instituto foi parceiro nas obras de melhoria das alas de quimioterapia e da Unidade Semi-intensiva para crianças e adolescentes do Hospital Ophir Loyola.

“O câncer é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes, na faixa etária de 1 a 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência”, ressalta Rachel Gribel, presidente da Casa Ronald McDonald Belém. “Precisamos destes materiais básicos, porque consumimos bastante para fazer bolos, pudins e outros doces, que ajudam na recuperação das crianças, porque a radio e a quimioterapia queimam o estômago das crianças, e esses alimentos contribuem para a recuperação”, explica.

Para Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, a parceria inaugura uma plataforma de apoio social, abrindo uma nova dimensão dos compromissos da Agência. “Com estas parcerias como a do Instituto Ronald McDonald, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC/PIEBT, e empresas incubadas lançam sua primeira plataforma de apoio a obras sociais no Estado do Pará. De fato, a Universitec incorpora na sua agenda a responsabilidade social como parte das suas ações junto à comunidade”, declarou.

Acolhimento – A Casa é um projeto do Instituto Ronald McDonald, administrado pela Associação Colorindo a Vida, que desenvolve um trabalho psicossocial no acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, e de seus acompanhantes.

A casa possui 35 suítes e diversos espaços de convivência. Metade dos recursos do abrigo é proveniente do Instituto, e a outra metade vem de doações. O espaço é gratuito e atende diretamente as famílias encaminhadas pelo Hospital Ophir Loyola.

O Ajude Com Palavras, empresa incubada no PIEBT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFPA) da Universitec, atua na Casa Ronald McDonald. As crianças e adolescentes em tratamento de saúde recebem, diariamente, mensagens motivacionais exibidas em telas distribuídas no local. São frases apoio de internautas de diversas partes do mundo.

“A força de um projeto dentro de uma sala de tratamento é enorme. A tecnologia ajuda as pessoas no tratamento. As frases de acolhimento ajudam no processo de tratamento, elevam a autoestima. Não só dos pacientes como dos acompanhantes”, diz Alex Lobato, criador do projeto já implantado em Belém, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Atualmente, o Instituto mantém no Pará dois programas – a Casa Ronald McDonald, que abriga crianças e adolescentes de 0 a 19 anos vindos do interior do Estado – e o Programa Diagnóstico Precoce. Ambos são desenvolvidos com a parceria da Associação Colorindo a Vida, mediante articulação com a sociedade e o poder público.

CENTRAL DE CAPTAÇÃO DE DOAÇÕES
As doações podem ser entregues no prédio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec, no campus Guamá. Telefone : (91) 3201-8022

Visite a Casa Ronald McDonald Belém, localizada na Rua Mariano, nº 123, esq. c/ Av. João Paulo II – Castanheira – CEP: 66.645-415 (No fim do asfalto). Telefone: (91) 3243-2881 / 3081-5130

Página:
www.facebook.com/casaronaldbelem