Universitec premia nesta quinta equipes vencedoras do Programa MOVER, do MCTI

Atualizado em: 18/04/2023 às 11:39

Entre 2019 e 2020, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) executou, no Pará, a primeira edição do Programa Movimento Revolucionário Empreendedor (MOVER), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa selecionou e capacitou alunos com perspectiva empreendedora que visem ao desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores. Nesta quinta-feira, 17, das 9h às 12h, a Universitec organiza, junto ao MCTI, a cerimônia de premiação e de encerramento do Programa MOVER, no auditório do Espaço Inovação, no PCT Guamá.

Entre junho e julho de 2019, a Universidade Federal do Pará, por intermédio da Universitec e do PCT Guamá, atuou como instituição parceira do HackaTruck MakerSpace, um laboratório móvel de tecnologia em que alunos criaram e desenvolveram protótipos de aplicativos relacionados a temas socialmente relevantes. O projeto, financiado pela IBM Brasil e pela Flex por meio da Lei de Informática, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e em colaboração com a Apple, integrou a primeira edição do MOVER.

As equipes selecionadas durante o HackaTruck MakerSpace se juntaram a mais seis equipes selecionadas durante a chamada pública do MOVER, em outubro de 2019. O propósito de todas elas era desenvolver produtos tecnológicos — que envolvam TIC, preferencialmente, IoT — que resolvessem problemas da sociedade e/ou da comunidade acadêmica da UFPA, muitas vezes comuns a outras Universidades brasileiras.

Em fevereiro de 2020, as equipes do MOVER participaram do ciclo de capacitações em BMCanvas, Lean Canvas, Persona e Marketing, facilitadas pelo administrador Guilherme Neubert.

Após a seleção, durante os meses de dezembro de 2019 e novembro de 2020, as equipes participaram de capacitações em temáticas como Design Thinking, BMCanvas, Lean Canvas, Persona e Marketing. De acordo com as demandas apresentadas, mentorias on-line eram agendadas entre profissionais e a equipe, individualmente. O conteúdo das mentorias, além de obrigatoriamente depender dessas demandas, também seguia as características de cada equipe e o estágio de evolução no Programa MOVER.

Durante a próxima e última etapa do Programa, a cerimônia de premiação e encerramento, as equipes que obtiverem as três melhores pontuações no Demoday poderão utilizar o Ponto Motirõ, espaço de coworking da Universitec, além de receber assessoramento para continuidade ou implementação efetiva de seus projetos.

O evento contará com uma banca de jurados composta por professores da Universidade Federal do Pará, bem como por representantes de organizações como Açaí Valley, Rede de Incubadoras de Tecnologia da Universidade do Estado do Pará, Tudo Sobre Startups, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Faculdade Estácio do Pará e Ocalev. As equipes serão avaliadas a partir de notas atribuídas em sete critérios: escalabilidade, consistência do modelo de negócios, qualidade da apresentação, potencial de mercado, formas de monetização, exequibilidade e capacidade técnica de organização. O uso de máscaras pelos participantes será obrigatório durante todo o evento e será disponibilizado álcool gel em pontos estratégicos do auditório.