Universitec participa da Feira do Empreendedor 2018 no Hangar

Atualizado em: 25/05/2018 às 16:01

A Agência de Inovação Tecnológica da Ufpa (UNIVERSITEC) esteve presente na Feira do Empreendedor 2018, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Durante a programação, que ocorreu entre 16 e 19 de Maio, todas as áreas de atuação  da Universitec participaram do evento, que incluiu a mesa redonda ‘’Experiências em Inovação e Transferência de Tecnologia’’, no qual o diretor Gonzalo Enriquez falou sobre as experiências da Universitec em sua trajetória de pesquisa e inovação, como uma das pioneiras na transferência de tecnologia da região Norte. Além disso, na ocasião ocorreu a última etapa do Desafio InovaTur que premiou as melhores ideias para alavancar o Turismo no Pará, após 6 meses de competição.

Experiências em Inovação e Transferência de Tecnologia

‘’O setor de transferência de tecnologia atua com o objetivo de alavancar as tecnologias oriundas da universidade, para que elas possam ser utilizadas para a melhoria dos processos, produtos e serviços da sociedade. A Universitec nesse sentido é a responsável pela orientação dessas tecnologias por meio da propriedade intelectual e da transferência tecnológica, pelas sejam aplicadas no mercado visando o avanço tecnológico do mesmo’’, enfatizou Gonzalo Enriquez, ao comentar sobre as experiencias da Universitec.

A mesa redonda ‘’Experiências em Inovação e Transferência de Tecnologia‘’  contou com a participação de vários outros representantes de instituições que incentivam à inovação do estado. O evento fez parte do III Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia que ocorreu durante a feira do empreendedor, e é realizado pela Redenamor (Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica) em parceria com o Governo do Estado e Sebrae.

Enriquez comentou ainda, que a participação da Universitec foi fundamental para a divulgação da cultura empreendedora na região. ‘’ A participação da Universitec na feira foi muito importante, principalmente para a divulgação do trabalho desenvolvido pelo setor de propriedade intelectual, e transferência de tecnologia no asseguramento dos conhecimentos produzidos na universidade e no estado’’, ressaltou.

Desafio InovaTur: Premiação

O Desafio InovaTur foi uma iniciativa conjunta das Secretarias de Estado de Turismo (SETUR) e de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC) e o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.  A Universitec foi a responsável pela dinâmica do desafio, que passou por diversas etapas incluindo eliminatórias, capacitações, palestras entre outros. E após 6 meses de competição, chegou ao final com a cerimônia de premiação que foi realizada durante a feira do empreendedor 2018, na qual as 9 propostas para alavancar o turismo no estado foram apresentadas para os jurados, e 3 premiadas.

O professor Alberto Arruda, membro da comissão de júri do Desafio e assessor do Setor de Transferência de Tecnologia da Universitec comenta sobre a experiência de participar do InovaTur.‘’Foi uma grande honra participar de um evento que é uma iniciativa extremamente importante na nossa região. Fala-se muito das belezas e do turismo no Pará, porém na realidade, existem poucas iniciativas que levem realmente ao desenvolvimento do Turismo no estado, o Desafio InovaTur é pioneiro nisso’’, pontuou.

A proposta vencedora foi a intitulada ‘’Bem-te-vi’’ que consiste em um aplicativo de serviço personalizado no qual sejam apresentados pacotes turísticos para as pessoas, que ganhou R$ 10.000( dez mil reais) pela premiação. O segundo colocado foi o ‘’Zarpar Pará’’ que objetiva facilitar informações relacionadas ao transporte hidroviário, e foi premiado com R$ 5.000(cinco mil reais). E o ‘’Quero Saber’’, aplicativo que ficou em terceiro lugar sendo premiado com R$ 3.000(três mil reais) e oferece por meio do QR Code, rotas personalizadas para o turismo na região.

Para conhecer a Universitec e os seus setores e coordenadorias, basta entrar em contato pelo email  ascom.universitec@gmail.com ou ligue: 3201-8022 para mais informações.

Talissa Fernandes – Texto e Fotos