Universitec participa da 8ª Feira de Ciência Tecnologia e Inovação

Publicado em: 30/10/2017 às 05:08

Durante os dias 24 e 26 de outubro foi realizada, na Estação das Docas, a 8ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela secretaria de governo do Pará. A Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) da Universidade Federal do Para participou como convidada da programação e levou aos participantes que passaram pelo stand informação e diversão.

O trabalho da Universitec consistiu em esclarecer dúvidas que, eventualmente, as pessoas pudessem ter em relação a assuntos voltados ao empreendedorismo, negócio, incubação e patentes, que são as bases trabalhadas pela Agência de Inovação e Tecnologia da UFPA. Com isso, foram distribuídos panfletos e cartilhas sobre os assuntos.

“A Universitec, em suas diversas dimensões de trabalho, tem uma missão importante de estimular a ciência como aconteceu no caso da Feira. Foi fomentado para a juventude em geral a capacidade criativa e a percepção de que a inovação está no alcance de todos. A Agência de Inovação Tecnológica e a sociedade só tem a ganhar em eventos como esse que atraem o potencial inerente ao ser humano”, destacou Francilúce Rodrigues, representante da Universitec.

Além do contato entre público e negócios, a Universitec também convidou dois parceiros para compor a sua programação: o projeto Robô nas escolas, do professor Marco Souza e o Poupadin, trabalho que venceu a primeira edição do Desafio Inove+ e hoje é uma startup.

O projeto Robô nas Escolas levou diversão para as crianças e curiosos. O trabalho surgiu em 2015, nas salas dos cursos de engenharia da computação e telecomunicação. O professor responsável, Marco Souza, organiza visita escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio em Belém. Na Feira, os visitantes puderam conferir algumas lutas entre os robôs no ringue criado no stand da Universitec.

Já o Poupadin fez várias demonstrações do jogo criado para ensinar educação financeira para crianças.  O game é voltado para o público infantil e auxilia o aprendizado de forma fácil e lúdica. Para os interessados em conhecer o trabalho, o aplicativo está disponível no Google Play.

“O evento foi muito importante tanto para os expositores quanto para os visitantes. Pois, mostrou-se para a sociedade paraense as inovações que estão sendo construídas nas universidades e centros de pesquisa do Pará. E, claro, por despertar o interesse dos estudantes (fundamental e médio) por ciência. Além disso, ficamos felizes de poder fazer essa parceria com a Universitec e levar o Poupadin para um grande número de pessoas”, comentou Manoel Lopes, um dos sócios da startup.