Universitec foi uma das contribuidoras na realização do Startup Weekend que ocorreu no último final de semana em Belém

Atualizado em: 22/05/2018 às 16:50

Belém recebeu, de 18 a 20 de maio, a sexta edição do Startup Weekend, maior evento de startups do mundo. Durante um final de semana intensivo, o evento reuniu mais de 80 profissionais de diferentes áreas, para criarem modelos de negócios e protótipos de startups em apenas 54 horas. Nos três dias de trabalho, 11 projetos inovadores foram desenvolvidos e apresentados a um corpo de jurados composto por executivos experientes, nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e inovação, no Pará: o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, Antônio Abelém,; o diretor do Grupo Educacional Ideal, Leonardo Carvalho; e o diretor de tecnologia na Techlead IT Solutions, Allyson Brito.

O 1º lugar foi para a startup “É da Feira”, negócio que se propõe a reaproveitar alimentos que seriam descartados, por sua aparência ou estado de maturação, e transformá-los em alimentos deliciosos, combatendo o desperdício e gerando valor com novos produtos. Além do modelo de negócio proposto, foi desenvolvido um alimento denominado “Melaço de Pimenta”, criado com produtos de feira e que seriam descartados para ilustrar a viabilidade do projeto.

O 2º lugar foi obtido pela LobusFC, startup oferece uma plataforma que trabalha a conexão de crianças e jovens com seus talentos de futebol a clubes e olheiros. Os jovens não pagam nada para ingressar na plataforma e, por meio de estratégias de gamificação, permitem o engajamento e acompanhamento da evolução das habilidades dos aspirantes a jogadores. A startup já iniciou conversas para parcerias com clubes locais.

O prêmio de 3º Lugar foi para um grupo que desenvolve uma plataforma que apoia a venda e fiscalização de tickets em barcos na nossa região, com conexão de dados para órgãos fiscalizadores acompanharem as vendas e denúncias sobre o transporte. Como esse problema é crítico na nossa região, a coleta de dados sobre as vendas e dia a dia dos passageiro pode permitir maior controle sobre as condições das embarcações e, assim, ajudar a resguardar as vidas de quem usa esse meio de transporte nas estradas da amazônia.

Além desses projetos premiados, tivemos outros, bastante inovadores, criados durante o evento.: Note Work, plataforma que ajuda a organizar e compartilhar as anotações de alunos em suas aulas; Tag Rastreio, plataforma para apoiar o registro e rastreio de objetos de alto valor por profissionais, como fotógrafos. Educa TEA, programa que ajuda na divulgação de conteúdos e exercícios para apoiar pais e crianças autistas na sua educação; Pallet Room, negócio que se propõe a profissionalizar o mercado de móveis produzidos com Pallets, uma tendência atual em sustentabilidade; Artemis, serviço de apoio à educação e consultoria para empresas que buscam evitar assédios femininos em seu ambiente de trabalho; Doemong, plataforma que busca conectar empresas e ONGs para que a transparência nas ações das ONGs melhore suas relações de confiança com as empresas e assim fortaleça seu processo de captação de recursos;  AGITO, serviço para busca de locais com customização e filtros especializados, para que se encontrem locais que tenham a ver com seus gostos musicais, comida e ambiente; e o projeto Sustenta +, que propõe a conexão entre agricultores familiares e o marcado para melhorar a previsibilidade de demandas e promover maior produção e renda para estes produtos.

O evento reuniu mentores nacionais e locais para assessorar os empreendedores no desenvolvimento de suas ideias. Agora, com apoio do PCT Guamá, Elephant Coworking e Aceleradora Sai do Papel os projetos irão se desenvolver e formalizar para que estes novos empreendedores possam ser referência em empreendedorismo em nosso Estado.

Realizado pela Techstars, o Startup Weekend, em Belém, contou com a organização local de empreendedores da comunidade Açaí Valley, com o patrocínio essencial do SEBRAE-PA, da Elephant Coworking e das empresas Tech Lead, Wyden/Faci, Universitec, Inteceleri, PdCase, Bruna Barbosa, PRODEPA e Cia do Gás.

Nas várias edições do evento já realizadas, vários novos negócios e ideias se desenvolveram e, principalmente, novos empreendedores foram capacitados nas metodologias e insights que podem ajudá-los a criar negócios de tecnologia e de relevância para os mercados paraense e nacional.

Startup – Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), uma startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação. O Boletim Focos, de março de 2015, do Banco Central, aponta o Brasil como um dos países que mais chamam a atenção dos investidores no que diz ao crescimento do mercado de startups, devido, sobretudo, ao grande potencial de inovação apresentado pelos empreendedores locais.

Serviço
Startup Weekend Belém, ocorreu de 18 a 19 no Hangar com o patrocínio do SEBRAE e dia 20 no Elephant Coworking. Confira a programação completa em http://communities.techstars.com/brazil/belem-pa-brazil/startup-weekend/12765

Fotos:

Via: Startup Weekend