Universitec é destaque do programa ORM News Negócios

Publicado em: 09/06/2015 às 16:26

O que é a Agência? Tem muita gente que aposta muito na questão da intuição e por isso não tem o sucesso que poderia ter se tivesse melhor preparado?
Tem muita gente, com certeza, nessa situação. Mas o que nós estamos vivendo na Agência hoje em dia é a situação de pessoas bem preparadas tecnicamente e que buscam suporte mais direcionado à gestão. O contrário também acontece: pessoas que são focadas na gestão e que não conseguem ver soluções técnicas dentro da empresa.

Vamos entender: a empresa funciona, tem um produto bom, tem um caminho ‘fácil’ no mercado, mas o empreendedor não tem a preparação necessária para gerir, seria isso?
Seria isso. Esse é um dos casos e é o caso mais comum dentro d e uma incubadora de base tecnológica que é a incubadora que a gente tem na Agência de Inovação Tecnológica da UFPA.

Como vocês atuam para tentar suprir a falta desse conhecimento na área de gestão?
A Incubadora tem um suporte voltado para desenvolver a gestão das empresas. proporcionamos capacitação e orientação por meio de assessores e consultores.

Isso aberto a todo mundo? E para que tipo de empreendimento? Apenas os de base tecnológica? E dentro desses, quais áreas?
Prioritariamente, mas não exclusivo, empresas que tenham projetos que vão explorar responsavelmente a biodiversidade amazônica. A área de energia também é uma área foco.

Na área de energia, que tipo de projetos estão sendo incubados?
Hoje não temos projetos incubados nesta área. Já tivemos projeto voltado para a redução de perda nessa distribuição energética. Temos atualmente um projeto que está concorrendo a uma vaga no edital que fechou, que é para a utilização da energia fotovoltaica (energia solar).

Tem muita empresa nessa área de tecnologia que precisa desse suporte? São quantas empresas para uma vaga?
Apesar de a procura não ser tão grande, nós sabemos que há empresas que precisam do apoio de uma incubadora. O que falta é as empresas conheçam o que é uma incubadora, que tipo de suporte ela daria, e de que forma ela poderia aumentar as chances de sucesso da empresa no mercado. É algo, na nossa região, relativamente desconhecido.

A Agência de Inovação é a gestora dessa incubadora. O que é uma incubadora de empresas para quem não conhece como funciona?
A incubadora é uma organização que recebe projetos para apoiar o desenvolvimento tanto na área de gestão quanto o desenvolvimento tecnológico do produto ou processo que faz parte do projeto, e oferece espaço físico para essas empresas, além de apoio por meio dos pesquisadores e laboratórios da UFPA para o desenvolvimento tecnológico e com o suporte que a gente capta junto aos nossos grandes parceiros: Sebrae, CNPq, Finep, e alguns bancos oficiais, a gente consegue levar orientação de profissionais especializados em mercado, finanças, gestão para essas empresas.

Hoje têm empresas que procuram a universidade buscando soluções para determinada demanda?
Sim. Temos essa vertente na Agência onde não apoiamos somente as empresas dentro a incubadora. Podemos apoiar também por meio da transferência de tecnologia: uma empresa apresenta um problema e a gente busca, dentro da universidade, pesquisadores que possam auxiliar na solução para este problema.

Para as empresas que precisam deste ambiente da incubadora, tem um custo?
Temos um custo de incubação que varia entre R$ 620 a R$ 1800. É um custo mensal eu inclui um espaço físico, dotado de energia e internet, e todo suporte de assessoria pela própria equipe da incubadora que tem profissionais especializados, e essas consultorias, passagem para participar de feiras, rodadas de negócios, e uma assessoria constante que é realizada. Isso é fundamental para uma empresa que está começando, com poucos recursos, onde, na maioria dos casos, os empreendedores estão focados no desenvolvimento técnicos do processo ou do produto, e precisa de apoio. Não teria como ele montar um departamento de marketing, um departamento financeiro, e a incubadora acelera esse processo.

Para quem tem interesse em integrar a incubadora, como essa pessoa deve proceder?
Ela pode acessar o site da Agência www.universitec.ufpa.br, e lá ela terá informações de como incubar, como proteger seu produto por meio da propriedade intelectual, como acessar as tecnologias que já estão disponíveis na nossa vitrine tecnológica.