UNIVERSITEC e PROPESP divulgam resultado da primeira fase do Edital 13/2012 INOVATEC

Publicado em: 04/12/2012 às 18:35

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e da Agência de Inovação Tecnológica (UNIVERSITEC) torna público, hoje, 03.12, o resultado da seleção da PRIMEIRA FASE do Edital 13/2012 PROPESP-UNIVESITEC, no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Inovação Tecnológica – INOVATEC, de projetos de produtos e/ou processos tecnologicamente inovadoresnas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Biotecnologia, Mineração e Tecnologias Sociais.

TÍTULO GERAL DA TECNOLOGIA – POR ORDEM DE INSCRIÇÃO

1) Desenvolvimento de novo analgésico central relacionado com morfina;

2) Interface homem-máquina usando reconhecimento automático de voz em Português Brasileiro;

3) Sistema de Controle Numérico Aplicado à prototipagem;

4) Desenvolvimento de Tecnologias e Processos de produção de Biocombustíveis via Transformações Termoquímicas de Óleos Vegetais e Subprodutos do Processo de Produção do Biodiesel (Sabões e Glicerina);

5) CICLOFAIXA: Promovendo o incentivo ao transporte alternativo como meio de sustentabilidade, dentro do Campus Universitário da UFPA.

Por meio do edital, foram selecionadas propostas devidamente classificadas pela pontuação obtida. Todas as propostas comercializáveis, desde que comprovadamente inéditas, serão registradas no INPI e participarão da Vitrine Tecnológica da UFPA. O Edital também, buscou promover mais fortemente a proteção legal dos ativos intangíveis da Universidade, integrando-se ao esforço institucional para diminuir a evasão desses preciosos ativos, esforço esse, cada vez mais, objeto de atenção especial nas maiores universidades do Brasil e do mundo.

INOVAÇÃO – Para o coordenador da Universitec, Gabriel Oliveira, o Edital visou atingir dois resultados. O primeiro de inaugurar, na UFPA, uma agenda dedicada à discussão e promoção da inovação como conhecimento produzido na Academia para o mercado e outros setores da sociedade; o segundo resultado em vista é promover o reconhecimento e a valorização da produção acadêmica para além das atividades tipicamente extensionistas.

INOVATEC – O Inovatec complementa ações da Propesp e da Universitec voltadas ao fortalecimento de grupos de pesquisa dedicados à inovação tecnológica e à formação de recursos humanos para a inovação tecnológica na UFPA.

Texto: Hellen Lobato – Assessoia de Comunicação do Universitec