Universitec colabora com o segundo módulo do Programa de Educação para Aposentadoria

Atualizado em: 14/05/2019 às 15:48

Após desenvolver ações direcionadas ao público jovem, a Universitec inova ao atuar junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) no segundo módulo do Programa de Educação para Aposentadoria (PEA), que teve a ação empreendedora como foco. Finalizado no dia 26 de abril, o módulo abordou assuntos como Modelo de Negócios, Características de Comportamento Empreendedor (CCEs) e demais ferramentas úteis para a criação da própria empresa, independente do porte ou segmento.

De acordo com o facilitador do módulo, o professor José Augusto Lacerda Fernandes, da Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec, o esforço de levar a temática aos participantes do PEA é de extrema importância. “Primeiramente, para desmistificar essa noção de que empreendedorismo é algo para seres predestinados ou de idade menos avançada. Segundo, para ajudá-los a converter os conhecimentos e habilidades adquiridas durante a trajetória profissional em soluções inovadoras, afinal, são cidadãos de notório comportamento empreendedor, com alto potencial criativo e acostumados com a solução de problemas complexos”, explica.

O PEA é organizado pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP). Nesse módulo, o programa contou com 30 participantes, que puderam refletir ao longo de seis dias sobre a temática em questão. Além de atividades individuais e coletivas sobre diversos assuntos relacionados à ação empreendedora, a programação ainda contou com uma palestra ministrada por Gisele Cerqueira e Delzimar Braga, consultores do Sebrae, que explicaram detalhadamente as modalidades de Microempresa (ME) e de Microempreendedorismo Individual (MEI).

Ainda durante o módulo, a Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec promoveu a exibição do filme Um Senhor Estagiário, de Nancy Meyers, no âmbito do Empreendedorismo em Tela, projeto que une cinema e empreendedorismo a partir de discussões interdisciplinares sobre trajetórias empreendedoras abordadas em cada obra. Houve uma roda de conversa entre o professor José Alberto Arruda, da Faculdade de Química, a coach Soraya Amaral, da Academia de Empreendedorismo, e servidores que já se aposentaram e criaram seus próprios negócios. Como atividade de encerramento, os participantes visitaram a fábrica da Natura, localizada em Benevides.

Para Glória Maria Martins, participante do evento, o módulo foi bastante produtivo e deixou grandes ensinamentos. “Algumas pessoas não possuem naturalmente autoestima ou coragem para determinadas ações, mas é preciso manter em mente que é possível desenvolver habilidades que nos capacitam a tomar decisões, que ajudam a mudar a nossa atitude”, conta a servidora.

Terceiro módulo – O tema a ser abordado será Aposentar de forma bem sucedida: fatores biológicos, psicológicos e sociais e estabelecendo metas e projetos de vida. As reuniões acontecerão nos dias 21, 23, 28 e 30 de maio e 4 de junho, no auditório do CAPACIT. Para este módulo serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições estão abertas.

Mais informações, entre em contato com a DSQV da PROGEP.

Atualizado em 07/05/2019 às 16h36.

Texto: ASCOM/PROGEP com adaptações por Orlando Haber (ASCOM/Universitec).