Universitec articula parceria para a internacionalização das empresas incubadas

Publicado em: 24/06/2014 às 15:14

As empresas incubadas na Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), por meio do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (Piebt) estão prestes a ganhar um catalizador para alçar novos patamares de mercado. A reunião entre o diretor do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Raul Tavares, e o diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez, realizada nesta quarta-feira (24), definiu os primeiros passos para uma parceria entre as duas instituições.

O encontro discutiu a importância de estimular e assessorar as empresas incubadas para o mercado externo. Raul Tavares e Carlos Elson, monitor extensionista, apresentaram o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), um sistema de resolução de problemas gerenciais e tecnológicos que visa estimular a competitividade e promover a cultura exportadora, bem assim como a capacitação para a inovação. O Peiex atua em diversos estados do país, e na região norte atende exclusivamente ao Pará. “Nosso foco são as micro, pequenas e médias empresas que tenham o perfil de produtos para exportação. O propósito é prestar consultoria ao empresariado, traçar um diagnóstico do seu negócio e propor soluções para que a empresa cresça”, aponta Elson.

O Peiex no Pará realiza, atualmente, o mapeamento de empresas na Região Metropolitana de Belém e também Castanhal para identificar a sua potencial clientela, e traçar o perfil do empresariado da região. “Identificamos o estágio tecnológico da empresa e organizamos a gestão e os processos produtivos”, destaca Tavares.

Para o diretor do CIN, a parceria com a Universitec é estratégica. “Ambos temos a ganhar. O Peiex, ao se associar a empresas já incubadas por uma agência do porte e da seriedade da Universitec ganha porque já encontra as empresas em estágio avançado, praticamente prontas para a internacionalização. E a Universitec ganha também, porque encontra um apoio especializado para garantir espaço no mercado exterior a suas empresas incubadas”, destaca.

“A aproximação entre indústria e academia é fundamental para o avanço do Pará. E apostar na inovação, que é a expertise da Universitec, é um elemento indispensável”, destaca Gonzalo Enríquez. O assessor econômico da Fiepa, José Egypto Soares Filho, também falou sobre a importância da articulação. “A parceria é mais uma ação integrante do convênio guarda-chuva entre Fiepa e UFPA, que busca esse intercâmbio entre a indústria e a academia, busca trazer para a indústria a tecnologia desenvolvida na universidade”.

Em agosto, o Peiex irá promover um encontro com mais de 170 empresários para apresentar o projeto e ouvir as demandas do setor.

Leia mais sobre a parceria UFPA e FIEPA.