Universitec apoia o programa Território com Mineração

Publicado em: 17/10/2014 às 18:41

Ao lado do representante da Seicom, Marco Antônio Lima, que discutiu aspectos sobre Capital Humano com os participantes; o diretor da Agência de Inovação tecnológica da UFPA – Universitec, Gonzalo Enríquez, ministrou nas cidades o módulo de Planejamento Estratégico para Gestores Municipais. Professor adjunto da UFPA e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, Gonzalo destaca a importância da parceria do Governo do Estado com a academia em busca do desenvolvimento regional. “A UFPA, assim como o Governo do Estado, tem a missão de capacitar os profissionais da região a fim de que eles possam desenvolver na nossa região uma nova lógica econômica: agregar valor aos produtos locais, gerar emprego e renda. E a riqueza mineral de nossa região precisa desse engajamento”, destaca.

O programa trata-se de um projeto de extensão financiado com recursos da Taxa Mineral do Estado, que vai levar quatro cursos de 30 horas cada para gestores, assessores, empresários, lideranças comunitárias e outros atores sociais que atuam em municípios sob a influência da extração mineral.

O projeto será executado pelo Núcleo de Meio Ambiente (Numa), sob a coordenação do professor Juan Hoyos, e consiste nos seguintes cursos: 1) Legislação Mineral, Legislação Ambiental e aspectos tributários; 2) Responsabilidade socioambiental; 3) Desenvolvimento Socioeconômico; e 4) Planejamento Estratégico de Município Minerador.

“Essa é uma ação que deriva do Plano Estadual de Mineração (PEM-2014-2030), que foi feito com um amplo debate em vários municípios mineradores. Nós estivemos em Itaituba discutindo o garimpo; em Parauapebas discutindo a compensação financeira dos grandes empreendimentos mineradores e em Santarém, discutindo os minerais sociais, só para dar alguns exemplos”, destaca a secretária Maria Amélia Enríquez.