Uma visão panorâmica da Semana Global do Empreendedorismo 2018

Atualizado em: 26/03/2019 às 11:38

Considerada como a maior celebração mundial voltada ao empreendedorismo, por ocorrer em vários países durante o mês de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) fez parte mais uma vez do calendário de atividades realizadas pela Universitec neste ano. O evento possibilitou uma imersão no mundo do empreendedorismo e provou que empreender pode ser um ótimo caminho para driblar as dificuldades do mercado de trabalho ou construir o seu próprio negócio.

A programação ocorreu no dia 9 deste mês, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), e contou com mesas de debates, palestras e outros serviços. A Semana Global do Empreendedorismo, realizada pela Universitec, foi dividida em duas partes e teve como assunto central: “Empreendedorismo Jovem – A Hora é Agora”.

Na abertura da SGE 2018 houve uma roda de conversa em que empreendedores de diversas áreas, formados pela UFPA, trocaram experiências sobre suas trajetórias profissionais. Para Erica Saraiva, formada em arquitetura, com um trabalho específico voltado para  projetos de Cozinhas Industriais, o evento possibilitou conhecer o que está sendo desenvolvido de novidades no mercado e como essas iniciativas empreendedoras se complementam na maior parte das vezes. “este encontro proporcionou para mim o conhecimento de serviços específicos, que podem ajudar diretamente na minha área de atuação“, encerra.

Na sequência, a fim de mostrar que os estudantes não precisam aguardar o final do curso para empreender, tivemos uma nova roda de conversa sobre iniciativas empreendedoras dentro da Universidade, com a participação de líderes de organizações estabelecidas aqui na UFPA, a exemplo do Fab Lab Belém, do time ENACTUS e das empresas juniores. Os integrantes que fizeram parte da mesa compartilharam suas vivências, que desde cedo estão ligadas ao empreendedorismo.

No segundo momento do evento, houve um debate sobre: “Educação Empreendedora: Conquistas e Desafios”, com a participação de gestores de diversas organizações do ecossistema empreendedor, como o Serviço Brasileiro de Apoio à micro e pequenas Empresas (SEBRAE), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Serviços Inovadores (ANPROTEC), o Parque de Ciência e  Tecnologia Guamá (PCT), e claro, a própria Universitec.

De acordo com Gisele Cerqueira, analista do SEBRAE e atual gestora do programa nacional de educação empreendedora, toda discussão sobre conhecimento é válida e quando essas discussões abrem as portas para à comunidade, todos começam a falar a mesma língua, e isso é importante para a consolidação dos conhecimentos. “Todo evento em que a sociedade começa a participar irá gerar perguntas, novas perguntas, reciclagens  e novas respostas, isso é fundamental para a integração de todos”, diz.

O encerramento do evento ficou por conta de Walter Oliveira Junior, proprietário da Interceleri (startup criada em 2013 no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá), e do Prof. Yuri Vidal, que desenvolve pesquisas sobre os produtos da Interceleri. Com o tema: ‘’Startups: Oportunidades e Negócios’’, a palestra trouxe dicas valiosas sobre como aliar o conhecimento produzido na academia e o atendimento de lacunas existentes no mercado.

“As startups se distinguem de outras empresas pela agilidade e capacidade de inovação, pela diminuição da burocracia e possibilidade de administrar tarefas de forma

horizontal, entre outros fatores”. Ainda segundo o Prof. Yuri, uma startup que nasce dentro de um ambiente acadêmico agrega o conhecimento produzido dentro da universidade, levando em conta a necessidade do mercado, e envolvendo a Universidade nas mais diversas fases e etapas do processo, e isso é o que marca a empresa Interceleri. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação do MiritiBoard VR, óculos de realidade virtual de baixo custo, produzido a partir da famosa palmeira amazônica.

FONTE: site PCT Guamá – no centro, Walter Oliveira Junior

O Coordenador de Empreendedorismo da Universitec, Prof. Dr. Jose Augusto Lacerda, resumiu o evento deste ano como “uma ótima oportunidade para ter um panorama geral do tema, uma vez que foram apresentadas tanto ações institucionais e estudantis de fomento ao empreendedorismo, como casos de egressos que abriram seus próprios negócios e startups estabelecidas na universidade”.

Texto: Ascom Universitec – Leonardo Carneiro