UFPA lança curso de extensão inédito sobre Negócios de Impacto na Amazônia

Atualizado em: 18/04/2023 às 11:38

Entre os dias 27 de janeiro e 12 de maio, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a New York University (NYU) em parceria com o Insper e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) ofertarão a estudantes de graduação e de pós-graduação o curso de extensão “Negócios Sustentáveis na Amazônia”. As aulas ocorrerão remotamente às quartas-feiras pela manhã. O número de vagas é limitado e os interessados devem preencher este formulário até 21 de janeiro.

Por meio de uma abordagem prática, dialogada e aplicada, o curso promoverá uma imersão em negócios de impacto já estabelecidos na região, interagindo com seus gestores com o propósito não somente de compreender melhor as conquistas, desafios e oportunidades existentes, mas também de elaborar casos que os auxiliem em diferentes estratégias de captação de recursos e de crescimento organizacional. O conteúdo enfocará a gestão de organizações e de cadeias agroalimentares vitais para o desenvolvimento sustentável da maior floresta tropical do planeta, como pescados, frutas, oleaginosas, mandioca, cacau, açaí etc.

A proposta foi pensada de modo colaborativo e interdisciplinar para proporcionar ganhos metodológicos e relacionais expressivos, como a resolução de situações experimentais e a potencialização da rede de contatos dos participantes, que terão encontros com empresários, pesquisadores e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais.

O professor José Augusto Lacerda, que coordena o curso de extensão na UFPA.

Segundo o professor José Augusto Lacerda, da Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec, é um curso extremamente prático, mas com a robustez acadêmica que esse tema, complexo e importante, exige. “Articular esforços entre instituições de diferentes estados e países em prol de uma proposta única, que atendesse os anseios e demandas de todos, foi sem dúvida um desafio até este ponto da jornada. Contudo, após meses de reuniões e debates, aprendemos muito uns com os outros e estamos bastante entusiasmados com o desenho do curso”, afirma.

As aulas serão integralmente em inglês e, por isso, espera-se que os estudantes possuam conhecimento prévio da língua. Ao final do curso, que terá duração de 15 semanas, os participantes deverão ser capazes de compreender problemas e oportunidades relevantes no contexto de organizações e de cadeias de suprimento complexas.

O professor José Augusto prevê que a iniciativa será capaz de alavancar ainda mais os resultados que a Agência de Inovação tem alcançado no ecossistema de Empreendedorismo e de Inovação Social ao longo dos últimos anos. “Não somente no que concerne o apoio direto aos negócios de impacto, mas também no fortalecimento do intercâmbio com outras instituições engajadas com tal temática, afinal, a cooperação é a mola propulsora desse campo”, acentua o professor. “De certo modo, esse resultado já se concretizou antes mesmo do início do curso, visto que a iniciativa originou um Acordo de Cooperação entre a UFPA com a NYU”, completa.