UFPA e Fiepa firmam acordo para a construção da primeira Escola Fluvial

Publicado em: 11/02/2015 às 16:22

Com o objetivo de promover a formação de mão de obra qualificada em municípios ribeirinhos, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Engenharia Naval, e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa/Sesi/Senai) firmaram um acordo para a construção da Escola Fluvial. O convênio, assinado nesta terça-feira (10), na Sala de Reuniões da Reitoria da UFPA, irá atender ao arquipélago do Marajó, uma das regiões com graves problemas sociais, entre eles, dificuldades de acesso à saúde, à educação, ao saneamento e à segurança.

O encontro reuniu representantes da Administração Superior da UFPA, do setor produtivo e do governo do Estado que, além de acompanharem a celebração do convênio, discutiram propostas de parcerias em projetos estratégicos para o desenvolvimento do Pará.

Durante a reunião, ficou definida a construção de uma agenda periódica para a discussão de projetos importantes para o desenvolvimento do Pará. Nos eixos considerados estratégicos, como a indústria naval e a mineração, a secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Maria Amélia Enríquez, afirmou ser fundamental a participação da Academia na construção dos projetos estruturantes. “Hoje, as sociedades que avançam no seu desenvolvimento têm o conhecimento científico como principal aliado. A questão da propriedade intelectual, do empreendedorismo, da inovação tecnológica e até mesmo a discussão sobre as novas formas de modelos de desenvolvimento passam pelo conhecimento científico e os desafios que o Pará enfrenta para o avanço no seu desenvolvimento precisam disso.”

“A universidade está comprometida em fazer com que os alunos sejam donos dos seus próprios destinos, empreendedores. Nesse sentido, estar próximo da indústria e investir na pesquisa de tecnologia para o desenvolvimento desse mercado é indispensável”, destacou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

Parceria
Segundo o presidente da Fiepa, José Conrado, a parceria do Sistema da Indústria com a Universidade já vem de algum tempo e tem resultado em experiência de formação profissional para o resto do Brasil. “É uma parceria exitosa, na qual buscamos, primeiramente, os formandos de engenharias de todas as áreas para trabalhar no Senai como instrutores e levamos essa experiência para o resto do país. Hoje, estamos aqui para a assinatura de mais um convênio, basicamente com a Faculdade de Engenharia Naval da UFPA para a construção de uma grande embarcação, que servirá de escola, focada nos municípios do Marajó.”

Escola Fluvial
De acordo com o convênio, a UFPA fica responsável pela elaboração e execução do projeto de construção da Escola Fluvial. A construção da embarcação deve iniciar ainda este ano, com recursos financeiros advindos da parceria com o Sistema Fiepa, na ordem de R$ 160 mil.

A Escola vai dispor de salas de aula e laboratórios para a realização de cursos gratuitos nas áreas de informática, alimentos, confecção, refrigeração, soldagem, mecânica e construção civil. O prazo para colocar a Escola em funcionamento é de 24 meses. A expectativa do Sistema Fiepa é formar 900 pessoas a cada vez que a embarcação atracar em um município ribeirinho. “É fundamental compreender que hoje esses setores (governo, setor produtivo e academia) se retroalimentam, ou seja, um precisa do outro para continuar avançando e promover os benefícios que a cada um é devido por sua responsabilidade e missão institucional”, finaliza o reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes