UFPA abre inscrições para oficina gratuita de Google Design

Publicado em: 24/09/2015 às 16:02

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Universitec, abriu inscrições para Oficina de Google Design Sprint, metodologia usada para estruturar equipes, resolvendo de forma rápida os problemas de um projeto.  A oficina gratuita é uma parceria com o Google Developers Group Belém e será ministrada por Felipe Araújo, estudante de Engenharia Elétrica da UFPA, eleito Aluno do Ano pela multinacional Unilever no Campeonato Nacional Enactus 2015. O encontro será realizado nesta sexta-feira, 25, no Auditório Setorial Básico II, no campus Guamá UFPA, de 14h às 17h. Os participantes irão receber certificado. São 140 vagas. Inscrições aqui.

A ação integra o Desafio Inove+, e objetiva apresentar uma nova ferramenta de Validação de Ideias através da criação de protótipos. Trata-se de um processo de design “express” onde um grupo de pessoas se reúne por 2 a 5 dias para responder questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste das ideias com os usuários.
O processo foi desenvolvido e anunciado pela Google Ventures, um braço do Google focado em testar e acelerar ideias que ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento.
A principal vantagem desse processo de 5 dias em relação a tantas outras metodologias que existem por aí é que ele pega um atalho bastante vantajoso: ao invés de esperar para lançar um MVP (Minimum Viable Product) para descobrir se a ideia é boa ou não, processo esse que pode tomar vários meses, o Design Sprint foca especificamente na validação da ideia com usuários e encurta o processo para 40 horas de trabalho.

Resumão:
•    O que é? 5 dias para criar, desenhar, prototipar e testar uma ideia.
•    Para quem é recomendado? Startups em estágio inicial; ideias que ainda precisam ser amadurecidas; projetos internos.
•    Quando usar? Antes de investir tempo e dinheiro em uma startup ou ideia; antes de um time ágil recém-formado começar a trabalhar em um projeto; antes de começar a desenhar a fundo uma funcionalidade complexa.
•    Quem envolver no sprint? Pelo menos um Designer, um Stakeholder (CEO da startup, dono da grana, dono da ideia, dono da bola), um Product Manager, uma pessoa que conhece bem os usuários do produto, e alguém com um background mais técnico (Desenvolvedor). Ah, e é claro, um facilitador para comandar as sessões coletivas.