Time Enactus UFPA conquista premiações internacionais no Vale do Silício

Atualizado em: 18/10/2018 às 18:15

Time Enactus UFPA conquista premiações internacionais no Vale do Silício

O Time Enactus UFPA desembarcou essa semana na Califórnia (EUA) e venceu duas competições internacionais: O World Water Race  2018 e o desafio da Ford Fund Mobility Innovation Challenge. O projeto Amana Katu foi o único representante da América Latina nas competições.

Sobre os Prêmios

O Water Race é uma competição internacional promovida pela Enactus Worldwide, que incentiva os times Enactus a criarem oportunidades de acesso à água e ao saneamento para a população. Patrocinada pela The Coca-Cola Company, Dell e XPV Water Partners, a final do desafio contou com a participação de quatro iniciativas, três da Índia e uma do Brasil.

Já o Ford Fund Mobility Innovation Challenge é uma ação internacional promovida pela The Ford Motor Company Fund, que visa premiar projetos de impacto social, com potencial de crescimento e no benefício gerado a comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A final do desafio contou com a participação de seis projetos, sendo três dos Estados Unidos, uma do Marrocos, uma de Gana e o Amana Katu, pelo Brasil.

O Projeto obteve diversas conquistas esse ano, entre elas, a participação no Mercado de Soluções do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a temática água, e foi finalista do “Camp Ecoinovação: Desafio Água”, competição nacional organizada pela ONU Meio Ambiente e pelo Sebrae Nacional.

Além disso, o projeto venceu o “Prêmio Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis”, o “II Prêmio Startup Assemae”, o “Prêmio Amanco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 06”, e o “Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo”.

“A vitória nas premiações mostra o potencial da iniciativa e reafirma a nossa missão de contribuir com a universalização do acesso à água na região amazônica, por meio da instalação dos sistemas de coleta de água da chuva e de capacitações com jovens do Movimento República de Emaús”, afirma Isabel Cruz, aluna de Biotecnologia da UFPA líder do projeto.

Time Enactus UFPA

O Time Enactus UFPA foi criado em 2014 e faz parte de uma rede global de universitários engajados em projetos de empreendedorismo social, de forma tecnológica, sustentável e social. Sua sede fica na Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC). Para conhecer mais, acesse o facebook do time.

Amana Katu

O Amana Katu é um negócio social que busca universalizar o acesso à água potável na Amazônia, por meio de tecnologias de captação de água da chuva sustentável e de baixo custo, montados e vendidos por um grupo de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que recebem uma oportunidade de geração de renda no projeto.

Em 2017, o projeto venceu o Desafio Inove+ a maior competição de empreendedorismo do Pará realizada pela Universitec, e desde então vem reafirmando a iniciativa de universalizar o acesso à água potável na região amazônica.

Para arcar com os custos da viagem (passagem, hospedagem, vistos, etc.) e estar presente nos Estados Unidos representando a UFPA, a Amazônia e o Brasil, o time organizou uma campanha de Financiamento Coletivo, por meio da qual conseguiu aproximadamente 17 mil reais, um valor pequeno perto do custo total, mas que foi de grande valia para os 14 alunos presentes na competição.

Por isso, todo o time agradece imensamente àqueles que contribuíram de alguma forma e acreditaram no poder de transformação da ação empreendedora. Sentimento de gratidão que também se estende às empresas MARIZA Foods e Amanco, que doaram materiais para a construção das cisternas do projeto Amana Katu.

Para o Coordenador de Empreendedorismo da UNIVERSITEC, Prof. Dr. José Augusto Lacerda, que também atua como Professor Conselheiro do time  há mais de dois anos, ‘’todo esse resultado é fruto de uma série de esforços individuais e coletivos, não somente dos estudantes que integram o projeto Amana Katu, mas da equipe organizadora do Desafio Inove+, da UNIVERSITEC, de várias organizações parceiras e, sobretudo, de todos os alunos que já passaram pelo nosso Time ENACTUS UFPA e contribuíram para o desenvolvimento do mesmo, afinal, não se consegue uma conquista vigorosa como essa do dia pra noite.”

Texto: Assessoria de Comunicação da Universitec (com informações de Erick Matheus Nery)