Startups com foco em empreendedorismo social são premiadas em Belém

Publicado em: 27/04/2015 às 14:01
Tempo de leitura: 4 minutos


O Clube de Empreendedorismo da Universitec acaba de alcançar mais um resultado de destaque. O projeto Pay2Help foi o grande campeão do Startup Weekend Change Makers Belém – #SWCMBelem, evento que durante um final de semana intensivo reuniu líderes comunitários, profissionais e estudantes para criarem protótipos de empresas em apenas 54 horas. Com foco no empreendedorismo social, o #SWCMBelem reuniu
27 pitches, e o público elegeu oito ideias finalistas para definição e validação de problema, solução e elaboração do mínimo produto viável ao longo do sábado (25) e domingo (26).

A startup Pay 2 Help é uma plataforma online que conecta pessoas que necessitam de ajuda, doadores e parceiros econômicos. A startup validou seu modelo de negócio durante a visita do Barco Hacker à Ilha das Onças. Lá, os empreendedores conheceram o Seu Zé Maria, morador que não tinha condições de pagar as despesas médicas do filho. Sensibilizados pela causa, resolveram pensar em soluções para o problema e chegaram ao modelo de negócios da plataforma. 40% do valor da venda dos serviços ou produtos comercializados na plataforma vai para a resolução do problema, 10% fica para a plataforma e os outros 50% retornam para o anunciante. Para o evento, a equipe lançou a causa #euqueroajudaroze e, em apenas 3 horas de venda, arrecadaram R$ 860,00. “A nossa verdadeira vitória foi a união implacável da nossa equipe que conseguiu resultados fantásticos, a dedicação incansável de todos os mentores e parceiros da Pay 2 Help. E a partir de agora vamos dedicar essa vitória a todas as causas emergenciais que precisem de ajuda”, comemora Lucas Sales, membro da equipe campeã, e integrante do Clube de Empreendedorismo, da Universitec. Carla Bichara, integrante da Pay 2 Help afirma: “O Startup Weekend Belém Change Makers nos mostrou que é possível causar impacto positivo na sociedade conseguindo monetizar e dar sustentabilidade ao negócio”.


O projeto surgiu depois de uma visita a região das ilhas de Belém.
No sábado (25), as equipes embarcaram no Barco Hacker, um projeto de cidadania, tecnologia e acesso à informação pelas ilhas e municípios da Amazônia para conhecer a realidade da comunidade ribeirinha da Ilha das Onças. A visita teve o propósito de validação de ideias e intercâmbio de experiências. No domingo (26), as equipes saíram a campo, validaram suas ideias, construíram seus modelos de negócios e elaboraram seu pitch final. Todo o processo foi acompanhado por mentores locais e nacionais.

O corpo de jurados foi composto por profissionais ligados ao empreendedorismo inovador: Maria Macário, Gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Pará, Mauro Brito, Diretor da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações Regional Pará (SUCESU-PA), Leila Furtado, diretora da Agência de Inovação da UFPA (Universitec-UFPA), Manoel Viana, Gerente do BB Tecnologia e Serviços, Antônio Abelém, diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e Raphael Barbosa, gerente executivo de inovação e projetos do Instituto Senai de Inovação em tecnologias Minerais.

O corpo de jurados foi composto por profissionais ligados ao empreendedorismo inovador: Maria Macário, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Pará; Mauro Brito, diretor da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações Regional Pará (SUCESU-PA); Leila Furtado, diretora da Agência de Inovação da UFPA (Universitec-UFPA); Manoel Viana, gerente do BB Tecnologia e Serviços; Antônio Abelém, diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá; e Raphael Barbosa, gerente executivo de inovação e projetos do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais.



Segundo lugar –
O KdMeuMed é plataforma de agenciamento de consultas médicas que une o médico ao cliente que não tem um plano de saúde e deseja pagar uma taxa mais acessível pela consulta. O preço da consulta é reduzido pois parte do valor renunciado pelo médico é revertido a um fundo criado para o atendimento das necessidades das comunidades que têm menos acesso à saúde. Em apenas um dia, a iniciativa fechou parceria com dois médicos e uma clínica que tem aproximadamente 30 consultórios. “Segundo os moradores, há dois anos a ilha está sem um médico. Toda vez que precisam se consultar com um especialista, eles têm a necessidade de se locomover até Belém. Além de um negócio (monetizado por meio de comissões em cima das consultas agendadas), a plataforma seria uma forma de contribuir para a mudança deste panorama”, relata.

Terceiro lugar – O Rota do Lixo é um website que conecta pessoas que queiram reaproveitar o lixo produzido em casa a cooperativas e coletores de resíduos. Após o cadastro no site, a cada coleta realizada por meio da plataforma o usuário ganha créditos em estabelecimentos parceiros. “O nosso objetivo é incentivar a coleta de materiais e o trabalho desenvolvido pelas cooperativas nos bairros. Tivemos uma experiência muito intensa e em apenas um final de semana vimos na prática como fazer um plano de negócios, validar problemas e soluções e monetizar um negócio. Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento do nosso negócio”, afirma Paulo Leandro Nunes, um dos integrantes do time.

Premiação – Primeiro lugar: Empretec para todos os participantes da equipe, um planejamento de composto de mix de marketing digital e execução das campanhas e demais ações pela CoLab durante o primeiro mês, uma análise de desenho de estratégia de SEO pela Rapt (SP), mentoria do Luiz Candreva (ezPark), do PCT Guampa e assessoria de modelo de negócio da Vindi; Segundo lugar: Campanha de Facebook ads (sem custo de mídia incluso) estruturada pela CoLab e consultoria de marketing digital acerca das demais ações já planejadas, assessoria de modelo de negócios pela Vindi e mentoria do PCT Guamá; Terceiro Lugar: Reestruturação de uma campanha criada pelo time, consultoria em marketing digital pela CoLab e assessoria de Modelo de Negócios pela Vindi e mentoria do PCT Guamá.

Startup Weekend Change Makers Belém – É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de oito mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. Em Belém, o evento contou com a organização local de empreendedores da comunidade Açaí Valley, a co-organização institucional do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec / UFPA), a parceria institucional do Sistema FIEPA, o patrocínio do BB Tecnologia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Imerys, da Vindi e da Mutran Exportadora e apoio da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA), da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-Pará), da Hiléia, do Barco Hacker, do Colab e da Pizz’up.

 

Leia também