Seminário trará grandes nomes do empreendedorismo inovador a Belém

Publicado em: 27/08/2014 às 15:07

Nos dias 22 e 23 de setembro, que antecedem o evento, estão previstos minicursos, o Workshop Anprotec, o Fórum Sebrae de Inovação e eventos com parceiros nacionais e internacionais, como o projeto Bbice+, que promove pesquisa e inovação entre o Brasil e países membros da União Europeia (UE), e o Fórum da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

O Workshop Anprotec está dividido em duas sessões: “Estruturação e operação de parques tecnológicos” e “Cross-innovation: caminho para as incubadoras do futuro”. O fórum é dedicado especialmente aos associados da entidade e tem como objetivo permitir um debate profundo sobre temas considerados estratégicos para o movimento de parques e incubadoras no Brasil.

Os minicursos também focam em temas relevantes para parques e incubadoras, trazendo importantes discussões, conhecimento e troca de experiências. Um dos destaques é “Onde está o capital?”, curso que apresentará os principais programas e fontes de recursos para apoio às empresas inovadoras. Coordenado pelo professor de empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcelo Nakagawa, a atividade contará ainda com a presença de representantes da Abvcap.

No dia 23, está previsto o Fórum Sebrae de Inovação, onde serão apresentados cases de três incubadoras que concluíram a implantação do modelo Cerne e três empresas incubadas, que apresentarão os resultados alcançados a partir da captação de recursos da linha de diferenciação do programa Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).

Atividades com parceiros

Nos dias 22 e 23 de setembro, estão previstas diversas atividades no âmbito do projeto B.Bice+, como workshop, mesa-redonda, encontros B2B e o Tour do Brasil – uma sessão que pretende tornar o sistema de C,T&I europeu mais visível para parceiros brasileiros e abrir possibilidades de novas cooperações na área, ao estreitar as relações bilaterais. No dia 23, ocorre o evento com a Abvcap, que visa à capacitação das empresas ligadas aos parques e incubadoras e à aproximação com grupo de investidores.

XXIV Seminário Nacional

Composto por sessões plenárias e interativas, o evento vai discutir o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”. Nas sessões interativas (técnicas paralelas, Pitch Session e Fórum Interativo) serão apresentados os trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos.

A solenidade de abertura está prevista para as 18h30, do dia 23 de setembro, no auditório principal do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, quando será feito o anúncio dos vencedores do jogo Avance!.

A primeira sessão plenária do Seminário, que abordará o tema principal do evento, contará com a participação do gerente geral do Centro de Pesquisas Globais da General Eletric, Keneth Herd, o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luis Gordon, e o diretor de Sustentabilidade da Biopalma/Vale, João Menezes.

As sessões plenárias contarão ainda com a presença de convidados como o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o coordenador geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mário Campagnolo, e o CEO da EBN, Philipe Vanrie.

Veja detalhes da programação aqui.