Secretário da Secon visita a Universitec e discute economia criativa e sustentável

Publicado em: 23/02/2016 às 17:16

“O que pretendemos para o desenvolvimento de Belém vem ao encontro do que a Universitec tem a oferecer”, declarou Fábio Moreira, Secretário de Economia de Belém, durante encontro promovido nesta terça-feira (23) no auditório da Universitec, campus Guamá da UFPA. Na oportunidade, o secretário municipal conheceu, em linhas gerais, as ações da Agência de Inovação, e especificamente foi apresentado ao trabalho desenvolvido pela empresa Nayah Sabores da Amazônia, que há dois meses integra a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Universitec.

Economia criativa e sustentável
Em sua explanação, Fábio Moreira destacou o plano de criação de um polo gastronômico que percorrerá o centro Feliz Lusitânia, comércio até a Praça do Arsenal. O espaço busca atrair startups e projetos inovadores. Além de ter isento de alguns impostos, e ter redução de 90% em outros tributos municipais, as empresas que irão compor o polo deverão ter ao menos três produtos/ pratos com matérias-primas locais. “É uma forma de estimular o pequeno produtor, a agricultura familiar. Esse é novo objetivo macro. A outra meta é estimular o turismo gastronômico, visto que Belém foi agraciada com o título da Unesco”.

Apoiar o pequeno produtor local, agregar valor aos produtos da Amazônia, e promover a cultura local são focos norteadores também da empresa de chocolates incubada no PIEBT. “Desenvolvemos produtos de alta qualidade, com alta concentração de cacau, e que preza por usar mão de obra local, integrando, de maneira ética, as comunidades catadoras das amêndoas e vertilizando a produção. (05 dos nossos prestadores de serviço são do estado, e desde a nossa embalagem contamos com o trabalho de artesãos. Isso fortalece a cadeia produtiva local e a economia criativa que agrega valor ao que é nosso, ao que nos é singular”, destaca Luciana Centeno, PhD em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Cornell (EUA), a frente da empresa com a sócia Camila Bastos, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPA.

“A Nayah reúne elementos do que buscamos para o futuro econômico do Pará: sustentabilidade, uso de matérias-primas locais, biotecnologia, inovação, e estímulo a cadeia produtiva que alcança desde o pequeno produtor. A Universitec, então, compartilha com a Prefeitura a intenção de fomentar e estimular esse tipo de iniciativa do empresariado local”, destacou Gonzalo Enríquez, diretor da Agência.

Na ocasião, as empresárias apresentaram pela primeira vez o projeto “400 anos de sabores”, que consiste na produção de uma caixa com cinco tipos de chocolates criados a partir de matéria-prima local. Cada chocolate está atrelado a uma parte da história do cacau na Amazônia, e remonta a contextos históricos da cidade, atrelando cada um dos cinco sabores de chocolate a um local de Belém. “Pouca gente sabe, mas o café chegou ao Brasil pelo Porto de Belém. Então por meio do chocolate misturado ao café, iremos contar essa história”, adiantou Luciana Centeno.

O projeto, que alia gastronomia e turismo, surpreendeu o secretário Fábio Moreira, que frisou que a intenção da Prefeitura Municipal é trabalhar neste sentido: além de oferecer os sabores amazônicos, levar os turistas para visitarem as produções dessa matéria-prima, a cultura das comunidades produtoras e a história da cidade. “A visita foi ainda melhor do que eu imaginava. Faço questão de convidar a Nayah para um encontro na Prefeitura para articularmos o projeto”.

Após a reunião, o secretário e sua comitiva visitaram o módulo da Nayah, onde conheceram o processo de refino do chocolate, armazenamento e resfriamento dos chocolates, até o processo de embalagem do produto, vendido na loja localizada na Universitec, e em 12 pontos de distribuição em Belém.