Reuniões e Eventos com a participação da Universitec em 2023

Atualizado em: 07/02/2024 às 14:33
Tempo de leitura: 4 minutos

Março

No dia 30/03, foi realizada uma reunião com comissão do SISGEN, presidida pelo professor Luís Adriano Santos do Nascimento, sendo composta também pelas(os) professoras(es) Andréa Nazaré Monteiro Rangel da Silva, Diego Assis das Graças, Rafael Azevedo Baraúna e Renata Coelho Rodrigues Noronha.

Na oportunidade, foram discutidos tópicos importantes de inovação no âmbito da UFPA e sobre a importância do cadastro de pesquisas realizadas na UFPA no sistema da Universidade.

Abril

No dia 27/04, ocorreu um encontro na Agência de Inovação Tecnológicas da UFPA para tratar sobre assuntos importantes e construtivos. Essa reunião foi realizada com a presença do Pró Reitor de inovação tecnológica da UFAM e da equipe da Universitec.

As partes dialogaram sobre as dificuldades comuns e as possibilidades de iniciativas conjuntas no âmbito da inovação.

Maio

No dia 18 de maio de 2023, a coordenadora de Propriedade Intelectual da Universitec, Rosângela Cavaleiro, apresentou no auditório do ICB uma palestra sobre “Quais os procedimentos na UFPA para que os alunos e professores realizem a proteção de seus projetos, ideias e invenções?”. 

No encontro, foram destacados a importância do sigilo e de uma boa redação de patentes. Além disso, os pesquisadores tiraram dúvidas sobre o que é patenteável e sobre o acompanhamento dos pedidos de patentes.

Fórum dos Dirigentes da UFPA

Na manhã do dia 26 de maio, o Diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA esteve presente no fórum dos dirigentes da UFPA, representando a Universitec. Uma reunião com excelentes oportunidades para intercâmbio de ideias, propostas e parcerias

Junho

Visita de alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos na Universitec

O professor Fábio Moura trouxe uma de suas turmas da graduação para conhecer o trabalho que a Universitec desenvolve, especialmente na área de empreendedorismo. O bate-papo contou com perguntas sobre como se dá o processo de incubação de empresas, como proteger uma ideia, entre outros assuntos.

Julho

Empresa Incubada é Premiada

A startup DCO Sustentável, sediada no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da UFPA, conquistou o primeiro lugar no programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) do Sebrae no Pará. O programa ofereceu oito semanas de mentoria e capacitação para empreendedores que atuam nas ilhas de Belém. A DCO Sustentável se destacou ao desenvolver tecnologias de microgeração de energia a partir de fontes renováveis. Desde 2020, a startup recebe suporte no PIEBT para aprimorar seus aspectos gerenciais e tecnológicos.

O PIEBT, criado em 1995, é uma iniciativa pioneira na Amazônia que visa atender às demandas locais por serviços especializados no desenvolvimento de empresas de base tecnológica. A UFPA, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), é responsável pelo programa. A DCO Sustentável é uma das mais de 60 empresas apoiadas pelo PIEBT.

Agosto

Universitec na Exposibram 2023: Diretor Expõe Painel no evento

A Universitec marca presença de destaque na Exposibram 2023, trazendo à tona sua expertise inovadora e talento em diferentes esferas. Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e promover a inovação no campo da mineração, a instituição não apenas exibiu um painel sob a orientação de seu diretor, mas também celebrou uma vitória notável na competição de hackathon, promovido pelo Mining Hub, para o evento. 

O diretor da Universitec, Dr. Gonzalo Enríquez, assumiu o palco para oferecer insights durante um painel de discussão envolvendo as tendências e os desafios emergentes no setor em diálogo sobre a importância da inovação. A participação do diretor não apenas enriqueceu as discussões, mas também ressaltou o compromisso contínuo da instituição em desempenhar um papel ativo na evolução do setor e na exploração de soluções inovadoras.

Novembro

Anprotec 2023

A Universitec participou da 33ª Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), realizada em Brasília (DF), de 6 a 9 de novembro.

O evento reuniu participantes de diversos setores do ecossistema de inovação para promover discussões aprofundadas sobre empreendedorismo inovador. A Conferência teve como objetivo debater o papel e as perspectivas dos ambientes e ecossistemas de inovação, compartilhando práticas, estratégias, ferramentas e tendências.

O evento buscou, também, fomentar conexões e networking qualificado, formular proposições para apoio, governança e financiamento ao empreendedorismo, além de gerar visibilidade ao trabalho de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos do país.

Amazônia Tech 

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA participou do Amazônia Tech: Parques tecnológicos e inovação Sustentável na Amazônia”, evento realizado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O objetivo do encontro é compartilhar conhecimentos e enfatizar a importância da inovação sustentável na Amazônia.

A programação inclui palestras locais e nacionais, painéis, rodas de conversa, rodadas de negócios, exposição de empresas e atração cultural. Dentre os assuntos discutidos, estão a expansão de parques tecnológicos no país, mercado e sustentabilidade.

Participam do encontro o Professor  André Mesquita, Diretor Executivo do Parque de Tecnologia do Lago de Tucuruí  (Tecnolago), o Diretor da Universitec, Enríquez Gonzalo, Adriana Faria, Presidente da Anprotec e Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa, e Sheila Pires, Diretora do Departamento de Apoio a Ecossistemas de Inovação do MCTI, e o Professor Rodrigo Quites, Diretor-Presidente da Fundação Guamá e Diretor do PCT Guamá, além de convidados da Sectet, Semas, Fapespa, Sebrae, Finep e Serpro.

O Amazônia Tech é uma realização do PCT Guamá e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) com iniciativa da Fundação Guamá, conta com patrocínio da Mútua e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), Parque Tecnológico de Tucuruí (Tecnolago), Parque Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Startup Pará e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O Papel da Agência de Inovação da UFPA 

O Diretor da Universitec, Prof. Dr. Gonzalo Enríquez, realizou uma palestra sobre “O Papel da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará em sua Pesquisa” para a comunidade acadêmica. O encontro foi realizado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA.

Durante a oportunidade, discentes e docentes da UFPA foram apresentados ao papel da Universitec no fomento à pesquisa, na promoção da difusão do conhecimento e empreendedorismo sustentável na Amazônia.

Leia também