Representantes da UNIVERSITEC participam do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto 2018

Atualizado em: 11/06/2018 às 17:38

Construir um ecossistema propício ao empreendedorismo e aos investimentos com impacto socioambiental foi o objetivo do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto 2018. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de Junho em São Paulo, e contou com a presença do coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UNIVERSITEC), José Augusto Lacerda, e a coordenadora do Programa de Incubação de Empresas(PIEBT), Iara Neves, que estiveram representando a Universitec no Fórum.

Sobre o Fórum

O evento acontece desde 2014, sempre reunindo empreendedores, investidores, aceleradoras, incubadoras, fundações, academia, consultores.

‘’A essência do Fórum é inspirar os participantes com cases inovadores de negócios que estão gerando impacto social positivo, bem como dar visibilidade às conquistas obtidas pelas organizações engajadas na transformação social, temas cada vez mais importantes para o mundo dos negócios e relevantes socialmente.’’ descreve o professor José Augusto.

A programação em 2018 abordou temas relacionados a tecnologias disruptivas para alavancar o impacto, desafios do empreendedor, como destravar o potencial de grandes investidores, instrumentos financeiros para ampliar investimentos, avaliação de impacto e negócios de impacto na Amazônia, entre outros.

Além disso, foram priorizadas temáticas como periferia, gênero e raça, governo, meio ambiente e grandes empresas, as quais tiveram trilhas de aprendizagem para aprofundamento dos participantes.

Para Iara Neves, ‘’A UFPA precisa fazer parte desse movimento global de mudança, onde é preciso somar diferentes agendas para gerar um impacto socioambiental positivo. Neste sentido, a Universitec tem se inserido nos processos de discussão e iniciativas de apoio a negócios de impacto e colaborando com a criação de ecossistema local voltado a gerar transformações sociais e ambientais, por meio do empreendedorismo.’’

Negócios de Impacto e a Universitec

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA é referência na região norte no incentivo a Negócios de Impacto. Realizando eventos, incentiva grupos e modelos  de negócios que têm como objetivo a solução para problemas sociais e ambientais.

Um exemplo disso, é o trabalho da coordenação de empreendedorismo da Universitec na produção do Desafio Inove+. Evento que consiste em uma competição de ideias inovadoras, e conta com a participação de estudantes de instituições de ensino superior do estado do Pará.

Na última edição, em 2017, o Desafio Inove+ possuiu uma premiação específica destinada a Negócios de Impacto, para atingir a realidade de comunidades que necessitam de apoio, e visar soluções de mercado para problemas sociais e ambientais.

Já o Programa de Incubação de Empresas, por exemplo, obteve diversas conquistas em eventos de aceleração de impacto, e atua diretamente apoiando empreendimentos que geram impacto social, simultaneamente ao resultado financeiro.

‘’A experiência inicial do PIEBT aconteceu por meio de sua participação no Programa de Incubação e Aceleração de Impacto 2017, de iniciativa do ICE em parceria com a Anprotec e SEBRAE, que resultou na premiação do PIEBT e PCT Guamá.  A partir de então, o PIEBT tem um plano de ação com metas de sensibilização, prospecção e incubação de empreendimentos de alto impacto para os próximos 5 anos.’’ argumenta Iara sobre a experiencia do programa no incentivo a esses empreendimentos.

As empresas incubadas exploram de maneira responsável os insumos da Amazônia nos setores de alimentação, cosmético, fármacos e tecnologia, em parceria com o desenvolvimento econômico e social.

Texto: Talissa Fernandes- Assessoria de Comunicação da Universitec