Representante da Universitec participa de evento em comemoração aos 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn)

Publicado em: 04/10/2013 às 12:27

O evento tem como objetivo definir projetos conjuntos entre as instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia Oriental e o Reino Unido, criar meios para que haja um maior apoio dos órgãos de C,T & I da Amazônia para as atividades desenvolvidas na Floresta Nacional de Caxiuanã; além de estreitar as relações entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e os alunos de pós-graduação e técnicos de empresas que serão capacitados através dos minicursos oferecidos durante o Workshop. A programação do Evento se estenderá até a sexta-feira, 04 com a realizações de conferências, mesas-redondas e painéis do senhor Richard Banyon, ministro da Agricultura do Reino Unido.

Na ocasião, o professor Gonzalo Enríquez, fez uma explanação sobre a importância da Universidade no que diz respeito ao Ranking Universitário Folha (RUF), a Universidade Federal do Pará está em primeiro lugar entre as universidades do Norte do País e ocupa o 26° lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil. Enríquez comentou que o Ranking avalia a qualidade de 192 IES, por meio de cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. Todos os indicadores somados totalizam 100 pontos e no Ranking geral a UFPA somou 75,43 pontos.

Inovação – Ele ressaltou ainda que no indicador de Inovação, a UFPA também obteve ótima nota e ficou na 17ª colocação. Para este indicador, que valia 4 pontos, foram levados em consideração o número de pedidos de patentes da Universidade, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de 2002 a 2011, a UFPA obteve nota 3,36 pts.

Na programação também acontecerá o lançamento do selo em comemoração aos 20 anos da ECFPn. Com tiragem de três mil exemplares, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançará emissão especial de selos que trás a representação da Floresta Nacional de Caxiuanã sob a perspectiva de Hudson Maik da Silva, idealizador da arte. Inspirado pela poesia da canção “Este rio é minha rua”, de Ruy Barata e Paulo André. Hudson percebeu que “as lindas ruas de águas calmas e espelhadas muradas por bela e vasta vegetação com animais escondidos entre elas” não só representam a base do Museu e a Floresta de Caxiuanã, como a Amazônia em sua completude.

Hellen Lobato – Ascom Universitec